SÃO LEOPOLDO: o Programa Start News desta sexta-feira (17), entrevistou o secretário do Orçamento Participativo de São Leopoldo, Fernando Menezes, para falar sobre as ações realizadas e estudadas pelo governo municipal referente à enchente do Rio dos Sinos, além da proposta do governo do RS para construir cidades provisórias em São Leopoldo e em outros três municípios atingidos pelas chuvas, para receber os desabrigados.
O secretário iniciou comentando sobre as ações realizadas pelo governo federal em parceria com as prefeituras gaúchas neste primeiro momento. “Eu assisti durante os últimos dias um vídeo do ministro [Paulo] Pimenta, que é o responsável pela recém criada Secretaria Especial que vai coordenar as ações governo federal junto ao estado e as prefeituras na reconstrução necessária, devido ao tamanho dessa tragédia que o RS está vivendo. Primeiro informando que se reuniu com vários prefeitos e concluiu algumas ações imediatas para tentar agilizar e enfrentar da melhor maneira as consequências deste momento tão trágico, explicou Menezes.
Em relação à proposta do governo estadual sobre a criação de cidades provisórias em São Leopoldo e outros três municípios – Porto Alegre, Canoas e Guaíba –, o secretário do OP explicou o formato do projeto proposto pelo governo gaúcho. " A ideia do Estado é, mesmo que informalmente, pegar aquelas barracas em formas de casa da ONU, e instalar aqui em São Leopoldo, no Centro de Eventos, sendo um abrigo intermediário”, explicou.
“Eu perguntei: ‘está bem, mas pode ser em outra área particular? O Estado banca?’, aí me falaram que não, que quem banca os espaços é o município, eu digo a questão da infraestrutura, água, comida para as pessoas. Vamos ter que analisar, avaliar junto à equipe da assistência social, para ver se isso é viável. Nós queremos que o Estado formalize o que ele vai bancar de fato do ponto de vista de estrutura para o município”, ressaltou Menezes sobre a necessidade de se avaliar o papel dos municípios e do Estado nesse projeto.
Sobre a disseminação de Fake News
Diante da onda de fake news que vem sendo registrada durante essa tragédia Menezes afirmou que isso tem se tornado munição para disputas politicas. "As fake news continuam sendo a principal arma daqueles que, por ventura desejam disputar as eleições e ir para o governo. O que é um absurdo. O normal seria, que os governos municipais e o voluntariado trabalhem juntos na gestão de uma crise tão grave e na maioria dos casos é o que vem acontecendo. Os governos tem uma estrutura estabelecida que passa contar com a ajuda fundamental do voluntariado como acontece na maioria dos casos aqui em São Leopoldo e outras cidades. Infelizmente estão sendo montadas estruturas paralelas com objetivos políticos bem visíveis que neste momento, só trazem mais desinformação par as pessoas que tanto necessitam de ajuda. Mas, felizmente a grande maioria do voluntariado está ajudando de maneira intensa e sem essas ações, a situação seria ainda mais grave.
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta sexta-feira (17), às 20h10, na radiostart.com.br.
Arthur Schneider da redação Start
Comments