top of page
Buscar

Fila do INSS por benefícios sobe 445 mil em três meses e alcança patamar de 1,8 milhão no país

Foto do escritor: Start Comunicação Start Comunicação
Imagem: divulgação/ Exame.

A fila de solicitações no INSS voltou a crescer. Em junho, o total de pedidos em espera era de 1,353 milhão, número que subiu para 1,798 milhão em setembro. Isso representa um aumento de 32,9% em apenas três meses, com o acúmulo de 445 mil requerimentos de benefícios.


Do total de processos, quase 1,5 milhão aguardam exclusivamente a análise do INSS e da perícia médica, enquanto o restante depende de pendências documentais por parte dos segurados. Segundo dados do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), o detalhamento das filas foi suspenso no Portal da Transparência desde junho.


Entre junho e setembro, o número de atrasos superiores a 45 dias subiu de 541,2 mil para 705 mil processos, refletindo o impacto da fila crescente.


Plano do Governo


O plano do ministro da Previdência, Carlos Lupi, previa uma redução do prazo de espera para a concessão de benefícios para 30 dias até o final deste ano. No entanto, o tempo médio de concessão aumentou de 39 dias em junho para 41 dias em setembro, contrariando a meta inicial.


Greves e instabilidade sistêmica


A greve dos servidores do INSS e dos médicos peritos é apontada como uma das principais razões para o aumento da fila. Além disso, a instabilidade no sistema contribui para o atraso na análise e concessão dos benefícios, afetando milhares de segurados que aguardam uma resposta.


Fonte: Exame

0 comentário

Comentarios


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page