top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

Governo do RS entrega 40 casas temporárias para vítimas de enchentes e desativa último abrigo em Arroio do Meio


Imagem: Jorge Fuentes/ Governo do RS.

O governo do Rio Grande do Sul entregou nesta segunda-feira (30) mais 40 casas temporárias em Arroio do Meio, marcando a desativação do último abrigo coletivo do município. A medida beneficia famílias atingidas pelas enchentes de 2023 e 2024, oferecendo um espaço digno enquanto aguardam as moradias definitivas.


As habitações fazem parte do programa A Casa é Sua – Calamidade, que atua em três frentes: moradias temporárias, construção de casas definitivas e doação de unidades habitacionais por empresas privadas. Os módulos habitacionais entregues possuem 27 m², incluem mobiliário e eletrodomésticos, e são projetados para rápida instalação, sem a geração de resíduos, o que os torna uma solução ambientalmente sustentável.


Durante a entrega, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, enfatizou o impacto social da ação. “Mais famílias vão passar o Ano Novo fora de abrigo. Para nós, isso é uma alegria e a certeza de estarmos no caminho certo. Como diz nosso governador Eduardo Leite, todos nós por todos nós", afirmou.


Até agora, 332 moradias temporárias já foram entregues em sete municípios, incluindo Encantado, Estrela e Triunfo, além das 40 em Arroio do Meio. No total, serão 500 módulos temporários, com um investimento de R$ 66,7 milhões. Além disso, o governo estadual destinou R$ 58,7 milhões para a construção de 422 casas definitivas.


O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, também destacou o papel do Estado na reconstrução da cidade. “Entregamos essa gestão com a certeza de que fizemos um grande caminho na reconstrução do nosso município", declarou.


As prefeituras dos municípios beneficiados são responsáveis pelo preparo do terreno para a instalação das moradias, com apoio do governo estadual para infraestrutura básica, como água, esgoto e energia elétrica. As ações integram o Plano Rio Grande, voltado para adaptação e resiliência climática, e o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), que busca atender emergências e desastres de forma permanente.


Sustentabilidade e eficiência


Os módulos temporários, além de garantirem conforto, possuem uma estrutura durável que pode ser reutilizada em futuras emergências. Construídos com aço galvanizado e concreto, são resistentes e requerem menos água e recursos do que métodos convencionais.

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page