top of page

Governo federal prorroga cadastro do Auxílio Reconstrução até 12 de julho


Imagem: Valentin Thomaz/ PMSL.

O governo federal decidiu na noite desta terça-feira (25), prorrogar o prazo de cadastramento do Auxílio Reconstrução às famílias das regiões atingidas pela enchente no RS. O prazo final vai até o dia 12 de julho.


O cadastro para solicitar o benefício de R$ 5,1 mil por família havia sido encerrado às 23h59 desta segunda-feira (24) e as prefeituras gaúchas tinham até às 23h59 dessa terça para cadastrar os beneficiados no sistema do governo federal.


O Governo Lula atendeu a solicitação proposta e defendida pelo prefeito Ary Vanazzi e demais gestores dos municípios atingidos. Como o prazo de cadastro encerrou nessa segunda, o aplicativo deve ser reaberto a partir desta quarta-feira (26).


Em reunião da Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) realizada na segunda, na sede da Famurs em Porto Alegre, os chefes do Executivo expressaram à necessidade de estender o prazo do benefício e pediram sensibilidade e apoio do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.


"Estou aqui na BR-448 voltando para São Leopoldo e o ministro Pimenta me ligou agora há pouco, às 19h30, e anunciou o que havia defendido ontem na Granpal, confirmando a prorrogação do cadastro do Auxílio Reconstrução, que já beneficiou quase 30 mil famílias de São Leopoldo e vai beneficiar ainda mais. Portanto, todas as famílias que tinham preocupação com o encerramento do cadastro, agora vão poder fazer o cadastro e ser beneficiadas. Vamos continuar fazendo a busca e cadastramento das pessoas para atender os mais pobres e ajudar a reconstruir o nosso Estado", comemorou o prefeito Vanazzi.


Famílias que estavam nos abrigos foram inseridas no cadastro pela Secretaria de Assistência Social (SAS). Quem ficou desalojado e foi acolhido em casa de parentes, amigos ou em outros municípios, deve acessar pela internet https://www.ajudatche.com/cadastrar e preencher as informações solicitadas no formulário, as quais serão enviadas automaticamente à prefeitura após o familiar responsável pelo cadastro clicar em “Salvar as informações”.


Se você já preencheu o formulário pelo link informado acima, pode acompanhar o andamento do cadastro pelo aplicativo Gov.br que deve ser baixado no seu celular. Essa etapa é indispensável para que a Caixa Econômica Federal efetue o pagamento após a análise das informações cadastrais, pois é pelo aplicativo Gov.br que você confirmará seus dados.


Quem possui conta na Caixa receberá o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM, que é uma conta digital gratuita.


Fonte: PMSL

Comments


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page