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Governo lança sistema "intrusivo" de alerta de desastres; duas cidades gaúchas vão fazer parte dos testes

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt
Imagem: Lauro Alves/ Agência RBS.

O governo lançou nesta quarta-feira (7) um novo sistema de alerta de desastres, com avisos mais "intrusivos", que saltam na tela do celular.


Antes de ser implementado em todo o país, o sistema vai ser testado em 11 municípios do Sul e Sudeste:


  1. Roca Sales (RS);

  2. Muçum (RS);

  3. Blumenau (SC);

  4. Gaspar (SC);

  5. Morretes (PR);

  6. União da Vitória (PR);

  7. São Sebastião (SP);

  8. Cachoeiro de Itapemirim (ES);

  9. Indianópolis (MG);

  10. Petrópolis (RJ);

  11. Angra dos Reis (RJ).


Em maio, o superintende da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Gustavo Borges disse ao g1 que o sistema deve entrar em operação até dezembro em todos os estados do Sul e Sudeste.


O novo sistema de alertas vai emitir alertas com sons e mensagens em formato pop-up no celular – que se sobrepõem ao conteúdo exibido na tela.


Para receber os avisos, o usuário não precisa fazer cadastro. "Se você estiver com um celular compatível, com uma rede 4G e 5G e em cobertura, essa mensagem vai chegar para você”, explicou Borges.


O sistema vai ser operado pela Defesa Civil, que vai delimitar uma área em situação de risco e, então, emitir o sinal. Qualquer celular compatível com o sistema e com cobertura dentro desse perímetro vai receber a notificação.


Segundo Borges, aparelhos de celular comprados a partir de 2020 já são compatíveis com a tecnologia, que vai funcionar em redes 4G e 5G. Além disso, os avisos por SMS, que precisam de cadastro, vão continuar existindo.


A implementação da tecnologia foi iniciativa da Anatel, que, em 2022, determinou que as operadoras implementassem o novo sistema de alertas.


A engenharia do sistema foi concluída no final de 2023, quando Claro, Tim e Vivo implementaram a ferramenta em suas redes.


No entanto, a implementação da tecnologia dependia do treinamento dos agentes da Defesa Civil, que vão operar o sistema, e da elaboração de um plano de comunicação com a população. Essas duas etapas estavam sendo conduzidas em parceria com o Ministério das Comunicações e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.


Fonte: g1

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