top of page
Buscar

Grêmio perde para o Flamengo e está fora da final da Copa do Brasil


Imagem: Celso Pupo/ Fotoarena.

O que começou difícil, se mostrou impossível na noite desta quarta-feira (16) para o Grêmio no Maracanã. Apesar da dedicação e de boas chances de gols aos jogadores gremistas, o Flamengo novamente se mostrou um adversário imbatível.


De pênalti, os cariocas marcaram o gol da vitória por 1 a o no Rio de Janeiro e agora enfrentarão o São Paulo na decisão da Copa do Brasil. Resta ao time gaúcho focar suas forças em buscar um lugar na Libertadores do ano que vem através do Brasileirão.


Renato apostou em um meio-campo reforçado para iniciar o jogo. Afinal, escalou Cristaldo e deixou João Pedro Galvão no banco. As outras mexidas eram as esperadas: o retorno de João Pedro no lugar de Fabio na lateral e a escalação de Carballo ao lado de Villasanti.


Sampaoli também optou por uma equipe com mais resguardo defensivo. O chileno Pulgar, de 1m88cm, entrou no lugar de Thiago Maia para tentar proteger sua equipe da bola aérea.


Desde o primeiro minuto de jogo, o Flamengo resolveu se defender com a manutenção da posse de bola. O time carioca trocava passes em seu campo de defesa e era vigiado de perto pelos jogadores do Grêmio. A dedicação dos gremistas para manter a forte marcação impedia a possibilidade de um contra-ataque mais rápido.


Logo aos seis minutos, Grando salvou o Grêmio. Bruno Alves perdeu o tempo da bola ao sair para tentar desarmar um dos jogadores do Flamengo. Gerson aproveitou esse espaço e recebeu em posição perigosa no lado esquerdo. O cruzamento encontrou a cabeça de Bruno Henrique, mas o goleiro gremista fez grande defesa com o pé direito.


A inspiração com o exemplo do Olímpia de jogar a bola na área do Flamengo a cada chance quase deu frutos no primeiro tempo. Em um desses lances, aconteceu o primeiro chute ao gol do Grêmio na noite. Após cruzamento de Cristaldo, a bola sobrou para Rodrigo Ely brigar pelo alto. Carballo tentou pegar o rebote e quase errou em bola. A finalização defeituosa passou ao lado do gol rubro-negro


Em boa combinação na entrada da área, Bitello teve a melhor oportunidade do Grêmio na primeira parte do jogo. Aos 29, o meia recebeu a bola dentro da área, após tabela com Suárez, e chutou firme. Só que Matheus Cunha fez boa defesa e evitou o gol gremista.


Em uma das tentativas de cruzamento em bola parada, Rodrigo Ely também quase marcou. O zagueiro subiu mais do que os marcadores e só não fez o gol por não dar a direção certa ao cabeceio. A bola passou por cima do gol do Flamengo aos 35 minutos de primeiro tempo.


Uma desatenção na marcação exigiu outra grande defesa de Grando. Arrascaeta recebeu a bola de costas para o gol, deu um giro rápido e encaixou chute colocado. O goleiro afastou o perigo para escanteio. Um fim de primeiro tempo de correria e intensidade no Maracanã.


Jogo aéreo decide para o Flamengo


O início do segundo tempo foi de pressão total do Grêmio. Logo aos sete minutos, Cristaldo foi acionado pelo lado direito. O meia encontrou Suárez em um cruzamento rasteio. O camisa 9 soltou uma paulada, mas acertou o peito de Matheus Cunha.


Cinco minutos depois, Ferreira acertou a trave em uma finalização da entrada da área. Para tentar manter a intensidade do time, Renato fez três trocas de uma só vez. Pepê, João Pedro Galvão e Besozzi entraram nos lugares de Carballo, Cristaldo e Bitello.


Só que a bola aérea que castigou o Flamengo na Libertadores foi salvação na Copa do Brasil. Léo Pereira cabeceou após cobrança de escanteio. A bola bateu na mão de Rodrigo Ely e o VAR foi acionado para Bráulio da Silva confirmar pênalti a favor do time carioca. Arrascaeta não deu chances a Grando e enterrou de vez as esperanças gremistas em uma virada: 1 a 0.


Iturbe foi a campo no lugar de Ferreira, na última cartada de Renato em busca de força ofensiva. Enquanto o Flamengo seguiu seu jogo de manter a posse e trocar passes, o Grêmio seguiu correndo atrás em busca de um milagre que não veio.


Agora que o restante de 2023 será apenas de dedicação exclusiva ao Brasileirão, o objetivo do clube se volta totalmente na busca por uma vaga à Libertadores do ano que vem.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page