top of page
Buscar

Grêmio vence o Brasil de Pelotas e enfrentará o Caxias na semifinal do Gauchão


Imagem: André Ávila/ Agência RBS.

O caminho do Grêmio para a semifinal teve uma retranca rubro-negra pela frente. Depois de um primeiro tempo de insistência, e mais espaço na segunda etapa, o Tricolor venceu o Brasil-Pel por 2 a 0 na Arena e avançou sem sustos nas quartas de final do Gauchão. Cristaldo e Diego Costa marcaram os gols gremistas. O Caxias será o adversário na próxima fase, com a primeira partida na Serra e a decisão na Arena.


O Grêmio foi a campo com o que Renato Portaluppi tinha de melhor à disposição. Sem Reinaldo e Marchesín, lesionados, o técnico apostou em Mayk na lateral esquerda e Caíque no gol. O esquema com Cristaldo, Pepê e Villasanti no meio foi mantido. Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa formaram o trio de atacantes.


A dinâmica do jogo ficou evidente desde o primeiro minuto. Com uma linha de cinco defensores, quatro jogadores na intermediária defensiva e apenas JP Bardales mais avançado, o Xavante queria se defender a todo custo na Arena. Uma estratégia que deu certo até a reta final da primeira etapa.


O Grêmio caiu na armadilha montada pelo Brasil-Pel na parte inicial do jogo. Além da marcação forte, os visitantes na Arena não tiveram constrangimento de apelar para faltas e quedas para atendimento médico com a intenção de interromper o ritmo do jogo. O Grêmio só trocava passes entre os zagueiros. Mesmo com Renato gesticulando pedindo para os jogadores progredirem no campo, o time não conseguia envolver Gustavo Nunes, Cristaldo, Pavon e Diego Costa no jogo.


A primeira chance de gol veio aos 19 minutos. Cristaldo recebeu no lado direito de ataque e soltou o chute. Gabriel defendeu, mas deu rebote. Gustavo Nunes finalizou fraco e um dos zagueiros conseguiu dar um chutão na bola antes de ela cruzar a linha do gol.


Aos 32, um cruzamento em cobrança de falta de Cristaldo levantou a torcida nas arquibancadas. Mas a bola nem acertou o gol. Uma boa tabela originada no lado direito acabou em finalização perigosa. Diego Costa fez o pivô, recebeu o passe e encontrou Pavon. O argentino arriscou o chute da entrada da área, mas mandou a finalização por cima do gol de Gabriel.


Uma pequena confusão em campo se formou depois de um gol anulado de Diego Costa. O centroavante ficou pedindo um pênalti na origem do lance em que ele finalizou impedido. O VAR analisou e confirmou a decisão de campo.


Quando a retranca Xavante parecia que prevaleceria no primeiro tempo, Cristaldo resolveu com um golaço. O camisa 10 recebeu, ajeitou o corpo e mandou um chute no ângulo. Um golaço, com 44 minutos de jogo.


A conversa no vestiário, no intervalo gremista, deixou os jogadores ligados na volta do segundo tempo. Principalmente Diego Costa. O centroavante passou a ter mais envolvimento e teve duas boas oportunidades de marcar. Aos 3, ele perdeu ao errar o tempo de bola e desperdiçar um cabeceio na pequena área sem marcação. Dois minutos depois, Cristaldo achou Diego em cruzamento e Gabriel fez grande defesa.


Preocupado em proteger o time do contra-ataque, Renato colocou Du Queiroz no lugar de Pepê. Depois de duas chances, Diego Costa não desperdiçou a terceira oportunidade. João Pedro avançou, recebeu o passe no lado direito de Pavon e fez o cruzamento. O centroavante brigou com o zagueiros, ficou bom a bola e bateu para o fundo do gol aos 23.


Yander, de muito longe, deu um susto em Caíque. O chute do jogador do Xavante parou no travessão. Mas a pior notícia no lance foi a lesão de Mayk, que caiu reclamando de dores musculares. Wesley Costa entrou em seu lugar. JP Galvão, vaiado, e André Henrique substituíram Diego Costa e Pavon.


No fim do jogo, Gustavinho levou uma cotovelada de Bruno Reis. O jogador do Brasil-Pel foi expulso. Para preservar um de seus principais jogadores, Renato sacou Kannemann e colocou Dodi. Villasanti formou a dupla de zagueiros com Geromel nos minutos finais de partida.


Com mais um degrau superado, o Grêmio mantém o sonho do heptacampeonato gaúcho. E a próxima parada será em Caxias do Sul, contra o adversário da decisão do ano passado.


Fonte: GZH

0 comentário

Kommentare


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page