top of page
Buscar

Graxaim é resgatado pelo Grupamento Ambiental em residência na Feitoria


Imagem: divulgação/ PMSL.

Um graxaim foi resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, nesta segunda-feira (10). A ação ocorreu após uma moradora fazer contato informando que avistou o graxaim no pátio da sua residência, na rua Abelino de Moraes, no bairro Feitoria.


Quem fez o contato foi Cinara Miguel, relatando que a princípio achou que era um cachorro. “Vi ele passar e ficar encostado no muro e pensei que estaria machucado, pois não se mexia. Depois percebi que era um pouco diferente dos cachorros e comecei a estranhar. Fiz umas fotos e mandei para a minha nora que tem uma amiga bióloga. Ela que disse ser um graxaim. Daí até fiquei dentro de casa com um pouco de medo até o pessoal da guarda chegar e levar ele”, comentou.


Após a captura ele permaneceu durante a noite alojado em um espaço no Parque Imperatriz Leopoldina. Nesta terça-feira (11) pela manhã, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Alegre. O Cetas recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização, recuperam e destinam esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.


A GCM destaca que ao avistar um animal silvestre nunca se deve tentar capturá-lo porque ele pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado. A orientação é fazer contato pelo telefone 153. Outra orientação é não ferir nem matar o animal.


Conforme o artigo 29 da lei 9605/98, matar, perseguir, capturar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida gera detenção de seis meses a um ano e multa.


Em caso de contato com alguma espécie, a GCM pode ser acionada pelo telefone 153.


Capacitação


Os agentes do GDA participaram de uma capacitação para resgate e manejo de animais silvestres no Zoológico Municipal de Canoas. O treinamento contou com a participação de cinco agentes do GDA. A atividade foi coordenada pela bióloga Gabriela Souza e pela veterinária, Isadora Favreto. Ambas atuam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do zoo.


Graxaim


Conforme publicação no site Faunadigitalrs, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o graxaim-do-mato (Cerdocyon thous) prefere bordas de mata e ambientes mais abertos a matas mais densas. Apresenta pelagem cinza clara, com pêlos mais claros na base, e uma faixa de pelos pretos sobre o dorso. É onívoro e tem sua dieta baseada em pequenos vertebrados, invertebrados e frutas.


Eles são erroneamente considerados predadores de animais domésticos e devido a isso são caçados. Em geral, durante o dia, escondem-se em tocas, fendas e ocos de árvores.


Fonte: PMSL


0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page