O GT Pró-diques Zona Leste, criado a partir de líderes da comunidade dos bairros Feitoria, Imigrante, São José e Independência, em São Leopoldo, reivindicou, durante reunião com representantes da prefeitura, a construção de diques e barragens nestas regiões, devido às enchentes que assolaram a cidade e o Estado em maio. O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (20).
Na reunião, coordenada pelo assessor especial do Gabinete do prefeito Ary Vanazzi, Nelson Spolaor, também foram abordadas questões de planejamento estratégico pós-enchentes, como limpeza de casas, coleta de resíduos, tratamento de esgoto, planos habitacionais e reconstrução dos sistemas de proteção de cheias da cidade. “Nós estamos realizando um planejamento junto às entidades para a reconstrução da cidade em todas as áreas atingidas. Com a colaboração da sociedade, vamos construir um grande plano para a curto, médio e longo prazo elaborarmos as medidas necessárias”, disse Spolaor.
Antonio Geske, diretor do Sistema de Proteção de Cheias da Secretaria Geral de Governo (SGG), explicou a complexidade da reconstrução dos diques e das obras necessárias. “Nós precisamos realizar um estudo de desassoreamento dos cursos da água. Temos agora o auxilio do IPH da UFRGS que nos dirá precisamente o que terá que ser feito com relação aos diques. Isso será um longo processo, fizemos obras de maneira emergencial, e agora precisamos fazer esse aprofundamento”, explicou Geske.
Para um dos criadores da iniciativa e representante do grupo, Felipe Soares, a reunião teve um saldo positivo no avanço para a análise das reinvindicações. "Reunimos os representantes das comunidades atingidas pelas enchentes, e articulamos junto à prefeitura essa reunião. Viemos reivindicar as obras de reconstrução necessárias para cada região aqui representada, e vemos um saldo positivo desse encontro e torço para que sejam solucionados os problemas o mais rápido possível”, afirmou.
A reunião foi articulada através do titular da Secretaria de Orçamento Participativo, Fernando Menezes, que acompanhou os trabalhos do grupo. Também estiveram presentes o diretor de Obras da cidade, Paulo Kumer; o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias; o subprefeito da Zona Leste, Felipe Hebeche; e a diretora de Políticas de Direitos Humanos, Salete Souza.
Guilbert Trendt, da Redação Start
Comments