top of page
Buscar

Guaíba fica abaixo da cota de alerta pela primeira vez em 15 dias


Imagem: Lauro Alves/ Agência RBS.

Pela primeira vez em 15 dias, o nível do Guaíba em Porto Alegre está abaixo da cota de alerta (que é de 2m50cm). Segundo a Defesa Civil da Capital, às 8h30min desta terça-feira (3), a régua localizada no Cais Mauá apontava para 2m48cm – dois centímetros abaixo da marca.


O tempo firme e a diminuição do vento Sul contribuíram para o recuo do nível do Guaíba desde o fim de semana. A medição não era atualizada desde as 16h desta segunda-feira (2).


Conforme registros da Defesa Civil municipal, a última vez em que o nível do Guaíba esteve abaixo da cota de alerta foi em 18 de setembro. Depois disso, chegou a ultrapassar a cota de inundação, que é de 3m. Na última quarta-feira (27), atingiu o ápice de 3m18cm – a maior medição desde 1941.


Apesar da redução dos últimos dias, centenas de pessoas seguem fora de casa na Capital. Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 182 moradores estão em abrigos improvisados – são 102 acolhidos na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e 72 no Ginásio do Demhab, no bairro Santana.


Nas Ilhas, sai a água, começa a limpeza


Com o Guaíba baixando, as residências atingidas pela cheia estão começando a secar. Na Ilha da Pintada, nesta terça não havia água dentro da moradia de Janaína Medeiros, 45 anos, pela primeira vez em mais de uma semana.


A dona de casa retornou ao local para verificar a situação dos seus pertences, que foram quase todos perdidos. Desde a última quarta, ela foi para um outro endereço em Eldorado do Sul. Dentro da residência na ilha, a água chegou a bater no joelho.


"Hoje eu tô voltando pra minha casa pra fazer o básico, que é tirar a sujeira que ficou. Não sei como eu vou fazer pra reconstruir porque eu perdi tudo. Tudo que eu tinha e eu perdi. Mas aos poucos eu vou me reerguendo", conta.


Fonte: GZH



0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page