top of page
Buscar

Hackathon Tech do Senac-SL busca soluções para problemas reais de saúde através da tecnologia


Imagem: divulgação/ PMSL.

A cada dia a tecnologia se torna uma ferramenta mais importante não só no tratamento, mas também no acesso à saúde. Com esse desafio em mente, o Senac de São Leopoldo promoveu neste final de semana o evento Hackathon Tech, com o tema “Saúde x Tecnologia: Panorama e Perspectivas”.

A ação reuniu estudantes do Ensino Médio, do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Bilíngue, do Programa 3 Mil Talentos TI e Técnico em Enfermagem, com o objetivo de desenvolver um software ou uma solução tecnológica que atenda ao problema definido pela Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo (FMS- SL), com base em situações vivenciadas pela comunidade da cidade.

Participaram da banca a presidente da FMS, Paula Silva, a diretora-executiva da FMS, Eduarda Finger, o diretor de tecnologia da informação (TI) da Secretaria da Saúde, Tiago Sperb Machado, e a enfermeira Vânia Schneider, coordenadora do curso de Enfermagem da Unisinos. O tema escolhido foi o exame pré-natal, realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Foram apresentados problemas reais de saúde para que durante o final de semana os 10 times de alunos criassem uma solução através da tecnologia, contando com a nossa mentoria para desenvolvimento das ideias propostas”, explicou Paula.

Cerca de 120 participantes, que são alunos do Senac São Leopoldo, formaram dez grupos integrados em busca das soluções. A imersão ocorreu a partir das 7h do sábado (26), e se estendeu até às 18h deste domingo (27), quando apresentaram seus trabalhos para a banca avaliadora. “Discutimos a importância de repensar a arquitetura do sistema de saúde à luz das tecnologias disponíveis”, destacou Machado.

Vencedora


Após avaliação da banca durante o domingo, a equipe "Três ao Quadrado" conquistou a vitória no Hackathon Tech + Saúde. Eles desenvolveram o aplicativo "GestApp", destinado às gestantes, com foco no acesso à informação segura e de qualidade. O time vencedor vai ter a sua solução pré-encubada pela Tecnosinos. Quando concluído, o programa pode ser incorporado pelo sistema G-mus, que atende Secretaria da Saúde.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page