O Hospital Centenário, em São Leopoldo, realizou, na madrugada do último sábado (30), a quinta captação de órgãos neste ano, beneficiando pacientes que aguardam por transplantes. Foram captados dois rins, duas córneas e um fígado de uma paciente leopoldense, doadora de órgãos, que teve morte cerebral confirmada.
O presidente da Fundação Hospital Centenário, Clairton da Fé, destacou o impacto da doação na vida dos pacientes e das famílias. “A doação de órgãos é essencial para salvar vidas, muitas vezes sendo a única esperança para pacientes em estado crítico. Além disso, é um gesto que transcende a perda, trazendo consolo às famílias doadoras, que veem a possibilidade de transformar sua dor em esperança para outros. Cada doador é um elo de uma corrente de solidariedade que fortalece toda a sociedade”, afirmou.
A captação contou com o trabalho conjunto das equipes especializadas da Santa Casa e do Hospital de Clínicas, em parceria com o bloco cirúrgico e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos do Centenário.
Comments