Profissionais da assistência do Hospital Centenário participaram nesta segunda-feira (19) do encontro presencial da capacitação em obstetrícia e terapia intensiva realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). A atividade é uma das etapas do Projeto Tele UTI Obstétrica do Ministério da Saúde que tem como objetivo a melhoria no manejo de grávidas e puérperas internadas em UTIs e enfermarias de alto risco em situações críticas.
Após a abertura do encontro, realizada pela direção do Hospital Centenário, a coordenadora de projetos da saúde digital do Hospital das Clínicas, Mariah Ramos Tomasin, destacou a importância da visita e do momento interativo durante as simulações. “É outro olhar conhecer pessoalmente à instituição”, disse.
As simulações de situações críticas foram conduzidas pelos médicos Juliana Freitas e Lucas Borges e pela obstetriz de capacitação Keylla Regina Máxima Pereira. A assessora técnica do Ministério da Saúde, Aparecida Farias, também acompanha as atividades. Um novo encontro presencial também ocorreu nesta terça-feira (20).
Tele UTI Obstétrica
O projeto engloba um curso de 30 horas para as equipes assistenciais, capacitações em tempo real e interconsultas com as equipes para discussão de casos. O Hospital Centenário aderiu ao projeto em outubro de 2023.
O projeto, de abrangência nacional, visa possibilitar aos profissionais de saúde uma segunda opinião médica e criar soluções inovadoras para os casos em acompanhamento, além de oferecer operação remota de equipamentos de diagnóstico por imagem, por exemplo, tomografia e ressonância magnética, e a telerregulação de casos de urgência e emergência.
A teleconsultoria será realizada por especialistas de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia, por meio de reuniões semanais para discussão de casos clínicos, além de 30 aulas assíncronas via plataforma de telemedicina da USP e treinamento presencial de habilidades e competências para enfrentamento da mortalidade.
Fonte: Hospital Centenário
コメント