Um investimento de R$ 16 milhões será necessário para reforçar a segurança de abastecimento em três municípios da Região Metropolitana. Ao todo, foram adquiridos 26 geradores de energia elétrica que ficarão instalados no sistema de captação de água no Rio Gravataí, em três estações de tratamento e em duas estações de bombeamento.
Os geradores estão sendo implantados estrategicamente nas cidades de Canoas (nas estações de tratamento Niterói e Rio Branco), Esteio (na estação de tratamento) e Alvorada (na estação de captação e em duas estações de bombeamento). Os equipamentos vão garantir o pleno funcionamento das unidades essenciais para o sistema de abastecimento de água mesmo em casos de falta de eletricidade, o que tem acontecido com frequência em períodos de tempestades e chuvas intensas.
De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a importância da aquisição dos geradores se torna ainda maior diante do aumento dos eventos climáticos extremos e de falhas no fornecimento de energia elétrica, que afetam diretamente as operações de captação, tratamento e distribuição de água, prejudicando as comunidades atingidas, deixando-as por dias sem água.
“Foi um grande investimento para diminuir os impactos da falta de energia em nosso sistema de abastecimento. Tendo um gerador no local, com qualquer oscilação de energia elétrica, ele será ativado automaticamente para manter a operação a pleno. Isso melhora a qualidade do nosso serviço para os clientes, que, mesmo sem energia elétrica, poderão contar com água nas torneiras,” afirma o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Fonte: Correio do Povo
Коментари