O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo começou a operar nesta segunda-feira (21) com sensores de inteligência artificial para monitorar e otimizar o sistema de bombeamento de água da cidade. O novo equipamento, chamado Smart Steck, foi instalado ao longo da última semana e tem como objetivo antecipar falhas, melhorar a manutenção e garantir um abastecimento de água mais eficiente.
O sensor monitora a "saúde" das bombas em tempo real e envia os dados para um receptor, que armazena as informações em uma "nuvem on-line". Dessa forma, os servidores podem acessar e controlar o estado dos equipamentos de maneira mais precisa. Na última quinta-feira (17), os funcionários da autarquia receberam treinamento sobre o uso dos novos sensores inteligentes.
Todos os sensores já foram instalados, como parte de um esforço da autarquia para adotar boas práticas de preservação de seus bens e equipamentos. “O Semae prioriza a busca por novas tecnologias, visando transformar este investimento em melhorias para os nossos equipamentos, qualidade do serviço e melhor abastecimento de água para a comunidade. O Semae também é referência nacional no saneamento básico e estes investimentos trazem mais conhecimento à autarquia, que resulta na qualificação do serviço”, declarou o diretor-geral Maurício Miorim.
A expectativa é que a nova tecnologia contribua para a melhoria contínua do serviço de saneamento na cidade, garantindo maior eficiência no abastecimento e na preservação dos recursos hídricos.
Comments