top of page
Buscar

Justiça determina pagamento do Auxílio Reconstrução a homem afetado pela enchente dado como morto em Novo Hamburgo

Um morador de Novo Hamburgo identificado erroneamente como morto na base de dados do governo federal entrou na Justiça para receber o Auxílio Reconstrução, benefício de R$ 5,1 mil pago pelo governo federal a quem teve a casa atingida pela enchente de maio. O homem, que está vivo, não conseguia acessar o benefício desde junho.


A 1ª Vara Federal de Novo Hamburgo determinou que a União efetue o pagamento ao morador até o dia 30 de agosto. As partes podem recorrer da decisão.


Uma declaração da Defesa Civil do município confirmou que o homem reside no bairro Canudos, uma das áreas atingidas pela cheia do Rio dos Sinos na época. Outros documentos anexados no processo comprovaram que o pedido de auxílio foi negado porque o sistema apontava o óbito do responsável pela família.


"Considerando que o autor está vivo e sua situação cadastral no CPF consta como regular, nada impede que a parte possa beneficiar-se do apoio financeiro, conforme legislação reguladora, impondo-se a procedência do pleito autoral", considerou o juiz Nórton Luís Benites.


De acordo com o governo do Estado, dos 227 mil moradores de Novo Hamburgo, 29,1 mil foram afetados pela cheia.


Segundo o governo federal, 1,2 mil pessoas constavam como mortas na lista de 630 mil beneficiários do Auxílio Reconstrução. Apenas em Novo Hamburgo, conforme a atualização de julho, eram 144 pessoas com "indicativo de óbito".


Fonte: g1


0 comentário

Comments


banner-werle.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page