A vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo, Fabiane Bitello Pedro, participou nesta terça-feira (12) de um debate no Senado Federal sobre o uso de celulares em ambiente escolar. Na condição de vice-coordenadora da Região Sul e vice-presidente executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Fabiane trouxe à discussão as questões relacionadas aos benefícios e malefícios da presença dos celulares nas salas de aula e a necessidade de regulamentação para que o uso dessa tecnologia seja predominantemente pedagógico, evitando distrações e uso para entretenimento.
O debate teve como foco explorar formas de garantir que o uso de celulares contribua para a aprendizagem dos alunos, sendo utilizado de maneira educativa e produtiva. Ao final das discussões, a professora destacou a importância de envolver toda a sociedade, afirmando que "essa discussão transpõe os muros da escola", e frisou a necessidade de uma abordagem conjunta entre a escola, a sociedade e as famílias para melhorar o uso dessa ferramenta em benefício de todos e todas.
A proposta de regulamentação para o uso de celulares nas escolas segue em análise, com perspectivas de novas discussões envolvendo educadores, pais e especialistas.
Guilbert Trendt, da Redação Start
Commentaires