O lançamento dos livros comemorativos dos 200 anos de São Leopoldo será realizado no dia 27 de novembro, às 18h30, na Sociedade Orpheu, no Centro da cidade. As obras, que somam cerca de 650 páginas cada, abordam temas centrais da história da imigração alemã na região.
O evento deve contar com a presença de autoridades locais, autores, representantes do Consulado da Alemanha, além de prefeitos e secretários de educação e cultura de vários municípios e entidades.
Os livros, intitulados "Colônia Alemã de São Leopoldo: 200 Anos de História (1824-2024) - um Almanaque" e "São Leopoldo: Comemorações, Reflexões e Atualidades (1974-2024)", foram organizados pela Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo, com a colaboração de cerca de 50 pesquisadores e historiadores, especialmente dos municípios que compõem a antiga Colônia Alemã. Após o lançamento, as obras serão distribuídas em escolas municipais, estaduais e privadas, além de outras instituições educacionais.
“A Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo, entre seus muitos desafios, assumiu a organização de dois livros em vista dos 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Contamos com a colaboração de cerca de 50 pesquisadores e historiadores, especialmente dos municípios emancipados da antiga Colônia Alemã de São Leopoldo”, destacou Erny Mügge, coordenador da Comissão Histórica e patrono da Feira do Livro de São Leopoldo de 2024.
A data do lançamento foi definida em uma reunião na quinta-feira (17),, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e membros da Comissão Histórica.
A distribuição dos exemplares será organizada para atender diferentes municípios, reforçando a importância da preservação histórica da imigração alemã e sua influência na região.
O evento será promovido pela Comissão Histórica do Bicentenário em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais e o Instituto Histórico de São Leopoldo.
コメント