top of page
Buscar

Militares recolhem tonéis de produtos químicos levados pela enchente em Canoas

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt
Imagem: Reprodução/ RBS TV.

Agentes das Forças Armadas especializados em manuseio de produtos químicos iniciaram, nesta terça-feira (4), o recolhimento de tonéis e grandes recipientes arrastados pela enchente em Canoas. A operação deve durar toda a semana.


Os militares receberam a missão de recolher milhares de bombonas que foram levadas pela enchente para dentro do bairro Fátima.


"Nossa logística aqui consiste em 16 militares da Marinha do Brasil, bem como 16 militares do Exército Brasileiro, além das nossas viaturas. Já foram possíveis recolher cerca de 500 bombonas de diferentes tamanhos, desde a de 200 litros, como mil litros e as menores", afirma o capitão Souza Santos.


Segundo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), se não houver o manuseio dos tonéis, não há risco para a população. Marcos Gerchman, analista ambiental da Fepam, afirma que havia reservatórios abertos, higienizados e alguns com resquícios de óleo, ácidos-bases, solventes e tintas.


"Não há risco. O nosso trabalho aqui é só para minimizar o contato dessas pessoas, se elas não abrirem as bombonas, não começarem a mexer nelas, risco nenhum", explica.


Parte dos reservatórios estava em uma empresa de reciclagem. Quando o dique rompeu, a água desceu com violência e atingiu a sede da companhia. As bombonas foram levadas para pátios e até telhados da vizinhança.


Fonte: g1

0 comentário

Comments


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page