Foram assinados na manhã desta terça-feira (4) o contrato e a ordem de serviço para a construção de nova ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. O aval foi concedido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em solenidade no local onde acontecerão as obras.
Um pilar central da estrutura antiga cedeu em 12 de maio, com a força da água do rio, e desde então o trânsito de veículos no km 174 da rodovia federal está interrompido.
A construtora Cidade foi escolhida, na última sexta-feira (31), para elaborar o projeto executivo, demolir a estrutura atual danificada e construir a nova ponte. Pelos serviços, que têm prazo de execução de até oito meses, a empresa receberá R$ 31 milhões. Entretanto, a intenção do ministro é antecipar a entrega.
"O prazo contratual é de oito meses, mas espero entregar antes de seis meses. Nós esperamos trabalhar nos três expedientes (manhã, tarde e noite) para entregar o quanto antes essa infraestrutura restabelecida para as pessoas. O contrato vai refletir isso. Eu vou fazer um convite à empresa para entrar para a história. Nós vamos construir um cronograma para a gente entregar essa ponte como a entrega mais rápida de toda essa reconstrução nas obras de grande porte. Será um fato histórico fazer uma entrega em tempo recorde", enfatiza Renan Filho.
Aproveitando a visita na região, o ministro vistoriou a instalação de uma ponte provisória para retomar a travessia do rio. A estrutura, que é de metal e será instalada pelo Exército, exige cinco carretas para ser transportada. Nos últimos dias, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalharam na construção das cabeceiras para receber a estrutura, numa área distante cerca de dois quilômetros da rodovia federal, numa espécie de desvio.
"A gente acredita que, estando a cabeceira pronta no começo da semana que vem, em 15 dias no máximo a gente estará com ela funcionando", projeta o ministro.
Fonte: GZH
Comments