top of page
Buscar

Ministro israelense pede "rápida eliminação" de Yahia Sinwar, apontado como novo chefe do Hamas

Imagem: Mohammed Salem/ File Photo.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, pediu a "rápida eliminação" de Yahya Sinwar, anunciado pelo Hamas como novo chefe do grupo terrorista nesta terça-feira (6).


"A nomeação do terrorista Yahya Sinwar como o novo líder do Hamas, substituindo Ismail Haniyeh, é mais uma razão convincente para o eliminar rapidamente e apagar essa organização vil da face da Terra", afirmou Israel Katz.


Yahya Sinwar foi escolhido para chefiar o Hamas após o assassinato de Ismail Haniyeh, morto na última quarta-feira (31), em Teerã. Sinwar era o número 2 do grupo terrorista e ele já era um dos mais cotados a assumir o posto de chefe após a morte de Haniyeh.


Sinwar é muito focado nas operações na Faixa de Gaza e é apontado como suposto mentor do ataque terrorista de 7 de outubro, que deu início à guerra entre Israel e o grupo terrorista.


O paradeiro de Sinwar é desconhecido desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, mas o serviço de inteligência israelense acredita que ele segue em Gaza.


Quem é Yahya Sinwar?


Eleito em fevereiro de 2017 como chefe do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, de 61 anos, é conhecido por sua linha dura.


Passou 23 anos em prisões israelenses e foi libertado em 2011 em uma troca de prisioneiros.


Nascido em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, uniu-se ao Hamas na época de sua criação, em 1987, ano da Primeira Intifada. Logo fundou o Majd, serviço de segurança interna do Hamas.


Ex-comandante de elite das brigadas Al-Qasam e suposto mentor do ataque de 7 de outubro, é procurado por Israel e está na lista dos Estados Unidos de "terroristas internacionais".


Sinwar mantém seus movimentos em total segredo. Não aparece em público desde 7 de outubro.


Fonte: g1

0 comentário

留言


banner-werle.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page