Monumento do Cristo Protetor de Encantado será inaugurado neste domingo(06)
- Start Comunicação
- 5 de abr.
- 2 min de leitura

Símbolo da esperança por tempos mais alvissareiros, o Complexo Cristo Protetor será inaugurado neste domingo (6), às 10h, em Encantado, no Vale do Taquari. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube a partir das 9h (veja, ao final a matéria, a programação de inauguração completa, que começa no sábado).
Localizada a 436 metros acima do nível do mar, no Morro das Antenas, a estátua pode ser vista de longe, circundada pelo verde das copas das árvores.
Com 43m50cm de altura total (37m50cm da estátua e 6m do pedestal), o monumento gaúcho é 5m50cm mais alto que o Cristo Redentor (30m de estátua e 8m de pedestal, somando 38m), no Rio, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, afirma que o município precisará se adaptar a uma mudança de cultura, porque o turismo religioso deverá se acentuar e transformar a cidade.
Símbolo da retomada
Trata-se de um monumento de devoção, mas significa ainda a retomada e a volta por cima depois de tantas dificuldades para os moradores do Vale. A construção do Cristo ocorreu em paralelo à pandemia de covid-19 — inclusive a doença forçou a paralisação dos trabalhos por cerca de seis meses em março de 2020. Posteriormente, houve ainda as recentes três grandes enchentes: a região foi duramente castigada pela fúria das águas em setembro e novembro de 2023 e em maio do ano passado.
— Passado esse período todo e olhando para trás agora, perdemos muito: pessoas, familiares, empresas, casas, bens materiais. O município estava devastado, mas não tínhamos outra opção: era preciso trabalhar e reverter isso. O Cristo despertou ainda mais este sentimento na comunidade — afirma o prefeito.
"O Cristo mudou tudo"
Com 110 anos de existência e localizada a 145 quilômetros de distância de Porto Alegre, Encantado já conta agora com restaurantes abertos aos finais de semana, o que não era comum antes do Cristo. A hotelaria começa a se desenvolver e o mesmo acontece no setor da gastronomia, com estabelecimentos abrindo as portas.
— O Cristo mudou tudo. Não tem uma área no município que não tenha uma mudança referente ao Cristo — acrescenta Jonas Calvi.
A solenidade de inauguração neste domingo contará com a presença de autoridades políticas e religiosas, inclusive do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, o cardeal Dom Jaime Spengler. Após os discursos e espetáculos programados, haverá o corte da fita inaugural e a abertura do complexo para visitação pública.
Praça de alimentação, loja de lembranças, capela, ambulatórios, velário, setor administrativo e outros espaços estão prontos para receber os visitantes. O elevador até o coração do monumento ainda não está liberado para uso em função de infiltrações. E está em obras o Jardim do Acolhimento, espaço de contemplação em meio à natureza.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Fonte:GZH
コメント