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Moradores de São Leopoldo buscam superar desafios para reingressar no mercado de trabalho a partir do Programa Autonomia e Renda Petrobras

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt
Imagem: Erivelto Bauer de Matos.

Os desafios do mundo do trabalho podem ser assustadores para quem há tempos não encontra uma oportunidade no mercado formal. Falar sobre obstáculos e, em grupo, procurar caminhos para superá-los é uma forma de estimular confiança na busca por inserção profissional. Com esse objetivo, ações especiais vêm sendo realizadas para os estudantes do curso Auxiliar de Serviços Diversos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - São Leopoldo.


A próxima atividade será uma oficina na noite desta sexta-feira (6). Os 28 alunos, a maioria mulheres com idade entre 30 e 40 anos, vão refletir sobre atitude positiva, motivação, flexibilidade, comunicação, gestão do tempo, organização, trabalho em equipe e outros comportamentos que entram na lista das “softs skills”. Desenvolver essas habilidades pode fazer a diferença tanto para a vida profissional quanto pessoal das estudantes. O encontro será coordenado pela psicóloga Ana Luiza Portela Bittencourt e pela pedagoga Angela Beatris Araujo da Silva Pereira, que acompanham a turma.


Essa vai ser a terceira e última ação desenvolvida em paralelo às aulas. Auxiliar de Serviços Diversos, um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), começou em 10 de outubro e tem término previsto para 17 de dezembro. É a primeira qualificação profissional oferecida pelo IFSul no Programa Autonomia e Renda, o qual tem como público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial de grupos minorizados, como as mulheres.


As ações especiais do curso começaram com uma roda de conversa realizada com os estudantes em 26 de outubro. Na ocasião, eles puderam se manifestar sobre o que consideram os principais desafios de trabalhar fora. Representaram, com recortes de revista colados em cartazes de cartolina, dificuldades e pontos de suporte.


“Muitas alunas estão fora do mercado de trabalho e fazem o curso com o sonho de retomar. Falamos sobre tudo que envolve quando uma mulher, mãe, de classe econômica mais vulnerável, busca esse retorno”, aponta Ana Luiza.


Nesse encontro de outubro, Ana Luiza e Ângela perceberam a importância de orientar a turma sobre o currículo profissional. Promoveram então, em 22 de novembro, a palestra “Como montar um currículo interessante”, com a participação da bibliotecária Cyntia Wessfll, presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários. Cyntia destacou o que é essencial constar em um currículo, apresentou diferentes ferramentas de edição, mostrou exemplos e orientou sobre erros e comportamentos a serem evitados para não perder pontos em uma seleção de emprego.


Agora, o ciclo de atividades extras será fechado com as reflexões sobre características pessoais que podem ser identificadas e desenvolvidas e vão resultar em proatividade, capacidade de trabalhar em equipe e melhorar a forma de lidar com as próprias emoções. Os estudantes se encaminham para a conclusão do curso e terão trabalhado também sobre habilidades comportamentais (soft skills). Isso juntamente aos conhecimentos adquiridos nas 174 horas-aulas de formação, em que recebem conteúdos importantes para a atuação em trabalhos de limpeza e conservação; serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento; além de reforço em matérias básicas, como português e matemática.


Sobre o Programa


O Programa Autonomia e Renda teve início neste segundo semestre de 2024. É realizado pela Petrobras em parceria com os Institutos Federais, a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e com a Firjan Senai Sesi. Por meio da oferta de cursos gratuitos, com bolsas-auxílio mensais aos participantes, busca qualificar pessoas residentes das áreas de abrangência das operações da Petrobras e aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho.


A Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de óleo e gás em sete estados brasileiros no período de quatro anos de programa. No Rio Grande do Sul, os Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS) são parceiros da iniciativa e oferecem cursos de qualificação.


Interessados nas oportunidades podem acompanhar o site autonomiaerenda.com.br.


Fonte: IFRS

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