O período de festas foi acompanhado por mau cheiro em Gravataí. Moradores relatam que desde o Natal há falha no recolhimento de lixo, com acúmulo de resíduos em ruas, calçadas, lixeiras, em frente à residências e em esquinas da cidade. A prefeitura confirma que houve redução no serviço durante as comemorações, mas afirma que a coleta foi retomada totalmente nesta segunda-feira (6).
"As vias estão todas sujas, as lixeiras entupidas. Nem na calçada dá para andar, porque os cães de ruas estão rasgando o lixo que ficou acumulado, espalhando mais ainda", relata a empresária Bruna Martins, de 34 anos, moradora do bairro Bonsucesso.
Bruna afirma que ligou para a prefeitura em 26 de dezembro e foi informada de que o problema seria averiguado. Mesmo assim, a situação permaneceu. Segundo ela, o bairro continuava enfrentando dificuldades nessa segunda, somando mais de 10 dias sem coleta adequada.
"Não vi nada assim nos últimos 10 anos. Moro há 41 anos em Gravataí. Estamos preocupados com a proliferação de baratas e ratos, assim como doenças. Também estamos convivendo com um fedor horrível que está levantando desse lixo", acrescentou Paulo Sergio Rocha, de 49 anos, coordenador de uma associação de esporte na cidade.
Quadro reduzido pela metade
A prefeitura atribuiu os problemas referentes à coleta de lixo ao quadro reduzido de funcionários durante o período de festas. Conforme a gestão municipal, houve uma diminuição de cerca de 50% no pessoal destinado ao serviço de recolhimento de resíduos durante as festividades.
Essa redução temporária, motivada pelos feriados de fim de ano, afetou a coleta de quase todos os bairros da cidade, gerando o acúmulo de resíduos em calçadas e vias.
Em nota, a prefeitura ressalta, contudo, que "a operação de coleta de lixo foi retomada em sua totalidade nesta segunda-feira, 6 de janeiro".
Confira o que diz a prefeitura na íntegra:
"A Prefeitura de Gravataí informa que a operação de coleta de lixo foi retomada em sua totalidade nesta segunda-feira, 6 de janeiro.
No período pós-Natal, houve uma leve redução no serviço devido à diminuição temporária no quadro de pessoal, ocasionada pelos festejos de final de ano e pelo feriadão de Ano Novo.
Com o quadro de funcionários restabelecido, o serviço voltou à normalidade, garantindo a regularidade da coleta em todos os bairros.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos nosso compromisso em oferecer serviços de qualidade para a nossa cidade.
Prefeitura Municipal de Gravataí".
Fonte: GZH
Comments