A 12ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) São Léo Internacional 2024 iniciou nesta terça-feira (3), prometendo tardes enriquecedoras de saberes para todos os visitantes. Apenas no primeiro dia, 618 crianças expositoras da Educação Infantil e primeiros anos, além dos 412 professores orientadores, apresentaram seus projetos científicos desenvolvidos nas escolas.
A feira que incentiva, promove, compartilha e divulga os projetos de Iniciação Científica realizados por estudantes e professores, ocorre até esta quinta-feira (5), no Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo, com visitação aberta à comunidade.
Durante a abertura do evento, a secretária de Educação, professora Renata de Matos, destacou que a feira aguça a curiosidade que existe na sala de aula, e que é estimulada no dia a dia pela família, pelos professores e que vem da natureza das crianças e dos estudantes ao buscar respostas. “Nesse ano de calamidade climática, nunca fez tanto sentido falar em pesquisa, em ciência. Pois a ciência tem um papel primordial na manutenção da vida e do progresso científico”, afirmou a professora.
À frente da organização da Motic, a professora Lisiani Moraes da Rosa exaltou que “o sentimento deste ano é que estar acontecendo todo esse movimento, frente às dificuldades que passamos ultimamente, é só para os fortes. Cada professor, aluno que está aqui hoje saiba que nós somos fortes. Passar por tudo que passamos e trazer 215 projetos não é para qualquer espaço”. O representante do Sesc São Leopoldo, Daniel Krause, destacou a importância do incentivo às crianças para o desenvolvimento da inovação.
O evento reúne estudantes e professores da cidade, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Várias cidades do Estado e também de outras partes do Brasil e do mundo participam com projetos científicos e inovadores, apresentados de forma presencial ou on-line.
Neste ano, a Motic contará com mais de 215 projetos oriundos de 88 escolas. Além das instituições de ensino de São Leopoldo, as outras cidades participantes do Estado são: Portão, Flores da Cunha, Sapiranga, Esteio, Estância Velha, Nova Petrópolis, Canoas, Sapucaia do Sul, São Vendelino e São José do Sul. Outros Estados, como Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul têm representantes. Estudantes do Chile também participam da iniciativa.
Diversas áreas estão disponíveis para enriquecer a experiência do evento. Haverá o Espaço dos Avaliadores, Espaço do Centro Paulo Freire, Espaço de Economia Solidária, Espaço Cine Magia e o Espaço Imprensa Mirim. Além disso, crianças e professores participantes dos projetos recebem lanches durante o evento.
Programação:
3 de setembro (terça-feira)
9h às 12h30: credenciamento e montagem dos estandes - Categorias: Educação Infantil e EMEF 1;
13h30: cerimônia de Abertura da 12ª Motic São Leo Internacional 2024;
13h30 às 17h: visitação dos projetos.
4 de setembro (quarta-feira)
9h às 12h30: credenciamento e montagem dos estandes - Categorias: EMEF 2, EMEF 3, EJA, Ensino Médio e Ensino Técnico;
13h30 às 20h: visitação dos projetos.
5 de setembro (quinta-feira)
13h30 às 18h: visitação dos projetos - Categorias EMEF2, EMEF3, EJA, Ensino Médio e Ensino Técnico
18h30: premiação e Encerramento
Para acompanhar as transmissões ao vivo do evento, basta acessar o site oficial da Motic através do link: https://motic.saoleopoldo.rs.gov.br/inicio
Comentários