O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) investiga desvio de doações em uma ONG do município de Cachoeirinha. A medida ocorre depois que a instituição realizou, no último domingo (19), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em um depósito na cidade.
No momento, documentos, celulares e mídias estão sendo analisados, além de outros procedimentos adotados contra a ação criminosa motivada para fins políticos. Três suspeitos são alvo do MPRS e a apuração é realizada depois que o Gaeco recebeu uma denúncia sobre a irregularidade: dois dias antes da ação, uma carreta transportando donativos de outro Estado foi descarregada em um depósito que não é um ponto de coleta oficial.
Após uma apuração inicial do Núcleo de Inteligência do MPRS (NIMP), foi obtida autorização judicial e montada a operação. Foram detectados fortes indicativos da apropriação indevida pelos suspeitos, que têm envolvimento com a política no município. O trabalho é coordenado pelos promotores de Justiça do Gaeco André Dal Molin, coordenador do grupo, e Maristela Schneider, responsável pelo Núcleo Regional – Metropolitana.
Fonte: Correio do Povo
Comments