top of page

Mulher grávida de oito meses é agredida em abordagem policial em São Leopoldo


Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal.
Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal.

Uma jovem de 21 anos, grávida de oito meses, foi agredida com um cassetete durante uma abordagem policial na Vila Paim, em São Leopoldo, na última quinta-feira (20). Segundo informações, a confusão começou quando a mulher tentou gravar a abordagem de um policial a um parente seu.


De acordo com relatos de familiares, o policial teria se incomodado ao perceber que moradores locais, incluindo a jovem, estavam registrando a ação com seus celulares. Em resposta ao ocorrido, o 25º Batalhão da Brigada Militar (BM) emitiu uma nota oficial afirmando que não compactua com a conduta do agente e anunciou a abertura de um procedimento investigatório para apurar os fatos.


Vídeos gravados no momento mostram a mulher filmando a abordagem em uma rua de paralelepípedos. Ela chega a avisar os policiais que estava registrando a ação, quando um dos agentes, que estava próximo a uma viatura, caminha em sua direção.


No vídeo, o policial pergunta o que a mulher disse. Em seguida, ele saca o cassetete e desferiu um golpe em direção à jovem, interrompendo a gravação. As imagens ficam tremidas, enquanto gritos podem ser ouvidos ao fundo.


Outra gravação, feita de outro ângulo, capturou o momento exato da agressão. Na filmagem, uma pessoa questiona a ação do policial, afirmando:


— Para, o que é isso? Olha, a mulher está grávida. Batendo na cara da mulher grávida.


O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em São Leopoldo, destacou que ainda não é possível determinar se o golpe atingiu o rosto da jovem ou apenas o celular.


— Face o princípio constitucional da presunção de inocência, não posso adotar nenhuma postura leviana. Tenho que ter certeza do que aconteceu. Só a investigação me dirá — declarou o comandante.


Ele ressaltou que determinou a abertura imediata do procedimento investigatório assim que tomou conhecimento do ocorrido. Enquanto o caso é apurado, o policial envolvido permanece em atividade.


Nota oficial da Brigada Militar


Em nota, a Brigada Militar reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais e afirmou não tolerar desvios de conduta entre seus membros. Confira a íntegra da nota:


"A Brigada Militar informa que já estão sendo adotadas providências em relação ao fato ocorrido na quinta-feira (20/2), no bairro São Miguel, em São Leopoldo, durante uma abordagem policial que circula nas redes sociais veiculando imagens de uma pessoa que filmava sendo agredida por um policial militar.


Um procedimento investigatório foi aberto para elucidação do fato e que os instrumentos adequados de saneamento serão adotados na forma legal.


A Brigada Militar destaca que não compactua com desvios de conduta de seus integrantes e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais, atuando diuturnamente em defesa da sociedade".


Fonte: GZH

Коментарі


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page