top of page

Museu do Rio dos Sinos completa 10 anos contando história e reforçando a cultura


ree
Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

Em 2022, o Museu do Rio dos Sinos, que fica rua da Praia, vai completar 10 anos. Sede administrativa do antigo cais do porto de São Leopoldo, o local foi restaurado e inaugurado em 18 de agosto de 2012. Serão quatro eventos ao longo do mês: Sarau do Rio; roda de conversa “Antigo Cais do Porto e Museu do Rio dos Sinos: história, vivências e novos olhares”; abertura da exposição “Do Antigo Cais do Porto aos Dez Anos do Museu do Rio” e o passeio ciclístico “Eu vou de Bike”.


O secretário municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, destaca a importância do espaço como equipamento histórico-cultural que agrega o início de São Leopoldo. “O Museu do Rio dos Sinos abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade leopoldense e da região. Aqui é possível manter viva a memória da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos e do desenvolvimento econômico e social da cidade", afirma.


A Semmam é responsável pela gestão do espaço e está organizando uma programação especial para celebrar a data.


No dia 14, a partir das 14h, ocorre mais uma edição do Sarau do Rio. A iniciativa reúne diversidade cultural, apresentações artísticas, exposições de artesanato, história, educação ambiental, gastronomia e tem como atração principal Duca Leindecker e banda.


Já no dia 18, será realizada a roda de conversa “Antigo Cais do Porto e Museu do Rio dos Sinos: história, vivências e novos olhares”, com início às 18h30. Na primeira parte da atividade os relatos terão foco no cais do porto, com histórias, vivências e a relação com o desenvolvimento de São Leopoldo. Também será feito um relato sobre o prédio com sua concepção, a restauração, a trajetória, vivências e futuro. Os debatedores serão o historiador e mestre em Teologia e Saúde Coletiva, Ricardo Charão; o coordenador do Departamento de Áreas Protegidas da Semmam, Darci Zanini, e a doutora em História e professora da Unisinos, Marluza Harres.


Na segunda parte, serão abordados os desafios e possibilidades para os museus no Brasil e seus papéis sociais. A mesa será composta pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; pelo titular da Semmam, Anderson Etter; com mediação do assessor de Gestão Ambiental, Daniel Sauer, e da estagiária de História, Maria Luiza Pedroso.


Após a roda de conversa ocorrerá a abertura da exposição “Do Antigo Cais do Porto aos Dez Anos do Museu do Rio”. Com curadoria da estagiária de Museologia, Ana Júlia Rocha e do assessor de Gestão Ambiental, Daniel Sauer, a exposição busca trazer e retratar, em um paralelo com a atualidade e a trajetória de dez anos do museu, a história de um espaço de memória e referência no desenvolvimento da cidade. Trazendo o contexto da época de cais, em uma narrativa que aborda inclusive personagens muitas vezes invisibilizados na história local.


No dia 20 de agosto será realizada mais uma edição do passeio ciclístico “Eu vou de Bike”. A concentração ocorrerá às 14h30 e a largada às 15h. O trajeto inclui a avenida Caxias do Sul, a rua Adão Hoefel, o dique do bairro Campina até a avenida Henrique Bier. Depois, os ciclistas seguirão pelas avenidas Atalíbio de Rezende e Mauá, rua Clemente José Barreiro até a avenida João Corrêa com chegada na Base Ecológica do Rio Velho. No retorno os participantes voltam pela João Correa até a parte nova da avenida Dom João Becker, rua Jacy Porto, até a rua São Caetano, contornam pelo viaduto da BR-116, acessando novamente a São Caetano até a rua 1º de Março, praça Tiradentes, ponte 25 de julho e chegada no Museu do Rio dos Sinos. As inscrições para o evento serão abertas em breve e haverá medalhas para os primeiros 60 inscritos.


Museu do Rio


O Museu do Rio dos Sinos é parte integrante do parque Rua da Praia (Neustadt) e atua de forma conjunta e complementar com o jardim botânico de São Leopoldo e com o centro permanente de educação ambiental (Cepea) na implementação da política socioambiental do município.


Com sede nas dependências do prédio que fora do antigo Cais do Porto de São Leopoldo, a edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos (MRS) remonta a meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo. Era de propriedade da família Blauth, que explorava a navegação comercial pelo Rio dos Sinos até Porto Alegre.


Já por volta de 1860, o Rio dos Sinos era apontado pelas autoridades como um dos mais importantes da província. As embarcações cruzavam o rio carregando e descarregando produtos coloniais. O destino era Porto Alegre, de onde traziam artigos da indústria para as colônias.


No início do século XX o Rio dos Sinos também sediava diversas competições náuticas, sobretudo de remo, que mobilizava centenas de pessoas. Atualmente a população pode reencontrar-se com o Rio dos Sinos pelo espaço que converge a educação ambiental, o resgate histórico e as atividades esportivas e culturais.


Fonte: PMSL


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page