Museu do Trem de São Leopoldo comemora seus 47 anos neste sábado
- Guilbert Trendt
- 24 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
O Museu do Trem de São Leopoldo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), vai realizar a 6ª Roda de Conversa e de Memória - rumo aos 150 anos da Ferrovia Gaúcha. Essa edição comemorativa do aniversário do museu é alusiva ao Novembro Negro. A atividade será realizada neste sábado (25), às 14h, no museu, localizado na rua Lindolfo Collor, 40, Centro.
Os convidados do evento são a ex-presidente da Associação Amigos do Museu do Trem de São Leopoldo (AAMT), Andréa Rodrigues Silva; a psicóloga ferroviária aposentada, Marilena Girardi; o auxiliar de agente de estação, ferroviário aposentado e morador da Vila dos Ferroviários, Paulo Renato Esteves da Rosa; a agente administrativa ferroviária aposentada, Silvia Maciel; o assistente administrativo e aposentado da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), Ubirajara Barbosa Machado; e o motorista aposentado da RFFSA, Sellassie Jacintho dos Santos.
A mediação será feita por Dilmair Monte dos Santos, ex-maquinista da RFFSA, presidente da AAMT e por Alice Bemvenuti, pesquisadora, diretora do Museu do Trem.
De acordo com o secretário da Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, as rodas de conversa e memória estão proporcionando encontros para ouvir relatos que compõem a história da ferrovia. “Nesta edição em especial, faremos a referência aos 47 anos do Museu do Trem, importante espaço de salvaguarda e memória do patrimônio industrial e a participação de homens e mulheres negras na construção desta história”, ressalta.
Para a museóloga e diretora do espaço, Alice Bemvenuti, realizar o aniversário do Museu do Trem integrado as questões do Novembro Negro é de fundamental importância. "Homens e mulheres negras foram parte fundante da ferrovia no Brasil e em nosso Estado. O Museu do Trem quer ampliar a discussão de uma consciência negra dentro do museu, portanto nosso aniversário é um momento propício para ter uma roda de conversa e de memória voltada às vozes negras”, destaca.
Nesse dia também terá a comemoração do aniversário dos 47 anos do Museu do Trem com a exposição fotográfica dos alunos e alunas da Etapa 1 Sesc EAD EJA, organizado pelos professores Carla Momberger e Silvio Machado. O tema da mostra é “Fronteiras Urbanas”. Na agenda também está prevista a retomada da Associação Amigos do Museu do Trem (AAMT) que chama para uma Assembleia Geral Extraordinária.
Toda a programação é com entrada franca.
Fonte: PMSL
Comments