O presidente Lula foi categórico, firme, no seu breve pronunciamento sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo da semana. Lula disse que o governo federal trabalhará sem parar com o objetivo de ajudar a reconstruir o que foi afetado pelas enchentes. Lula chegou ao Estado na final da manhã desta quinta-feira (2). Ele desembarcou em Santa Maria. Ele iria sobrevoar as regiões mais atingidas, mas em razão do mau tempo, a atividade foi cancelada.
"Da parte do governo federal não faltará nenhum esforço para reconstruir o que foi destruído, estaremos aqui 100%. Não vamos permitir que faltem recursos. Não vai faltar dinheiro para a questão da saúde, dos alimentos, dos transportes", disse.
Lula exaltou o povo gaúcho, o qual classificou como trabalhador e prestou solidariedade para quem perdeu parentes e amigos em razão da chuva. Vinte e quatro pessoas perderam a vida, segundo contagem de autoridades locais. A Defesa Civil contabiliza, até o momento, 13.
O presidente voltou a citar as mudanças climáticas como um assunto que precisa ser discutido por todas as autoridades mundiais. "A gente precisa, de novo, olhar com atenção para este evento extremo que volta a acontecer no Rio Grande do Sul e tem que ficar preocupado com o que está acontecendo com o planeta Terra", declarou.
Lula diz que o primeiro momento, é sem dúvida, resgatar as pessoas. E aí, num segundo momento, fazer o levantamento dos danos e trabalhar para conseguir os recursos.
Fonte: GZH
Comments