Nova fase da Operação Timeo desarticula esquema de extorsão contra empresários no Vale do Sinos
- Guilbert Trendt
- 19 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo prendeu, na tarde desta quinta-feira (18), dois homens suspeitos de extorquir comerciantes e empresários nos municípios de Estância Velha e Novo Hamburgo. As prisões, realizadas no âmbito da Operação Timeo, foram determinadas pela 1ª Vara Judicial da Comarca de Estância Velha.
Os crimes ocorreram em fevereiro deste ano, quando vítimas, principalmente do ramo de compra e venda de veículos, foram coagidas a pagar entre R$ 1.000 e R$ 1.500 como “segurança” ou “ajuda”, sob ameaça de violência ou danos patrimoniais. A investigação identificou que um dos suspeitos, de 37 anos, atuava diretamente nas cobranças, utilizando o WhatsApp e realizando abordagens pessoais. Ele foi preso em sua residência no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. O homem já possui antecedentes por porte ilegal de arma, roubo e receptação.
O outro suspeito, apontado como líder do esquema, está preso na Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa). Ele já havia sido detido em 2022, na primeira fase da Operação Timeo, por crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Mesmo de dentro do presídio, o líder coordenava os comparsas em liberdade, determinando as cobranças e recebendo os valores em contas bancárias próprias ou de terceiros.
De acordo com a Draco, essa é a 46ª investigação concluída desde o início da Operação Timeo, em 2021. O trabalho já resultou em 20 prisões preventivas ligadas à prática de extorsão na região.
A polícia destaca a importância das denúncias para combater crimes como esses. Informações podem ser repassadas pelo telefone (51) 98585-6118.
Comentários