top of page
Buscar

"O lema 'o povo pelo povo' acabou, mas isso não diminuiu em nada o trabalho dos voluntários", destaca Geison Freitas

Foto do escritor: Amanda WolffAmanda Wolff
Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação

Nesta quinta-feira (27), o Programa Start News recebeu o ex diretor-geral do Semae, Geison Freitas, que discutiu diversas questões relacionadas à recente enchente histórica em São Leopoldo. Ele destacou a importância do trabalho voluntário e a solidariedade da comunidade, ao mesmo tempo que enfatizou a necessidade do apoio contínuo do Poder Público na fase de recuperação.


Freitas começou falando sobre a mobilização dos voluntários. "O que fizemos em casa como voluntários, não achei em nenhum momento que teríamos braços para fazer tanta coisa. A rede social foi muito forte na solidariedade," afirmou. Ele ressaltou como pequenos gestos se tornaram extremamente importantes durante a crise.


No entanto, o ex-diretor do Semae expressou frustração com a politização da tragédia. "O que me irrita é o fato de pessoas que estão levando tudo para o lado político e reclamando do Semae, que trabalha 24 horas por dia," disse ele. "A coisa pública entrou em colapso. O lema 'o povo pelo povo', acabou, mas isso não diminuiu em nada o trabalho dos voluntários. Já que o povo foi quem salvou muitas vidas", reconheceu.


Durante a entrevista, ele enfatizou a importância do apoio comunitário, destacando que a recuperação não é apenas uma responsabilidade do governo. "As pessoas precisam ouvir que o trabalho não é apenas do Poder Público. Era vizinho salvando vizinho. Mas chegamos no momento de retomada da vida e é agora o principal momento que o Poder Público deve ser o ponto de ajuda", afirmou Freitas.


Freitas também falou sobre a necessidade de reativar a economia local, onde "é necessário voltar a trabalhar, pois são lugares que resultam em pelo menos 10 empregados, por exemplo, e assim a cidade começa a fazer a economia girar e a se reconstruir." Ele também advertiu contra o uso da calamidade para fins políticos. "Essa calamidade não pode ser determinante para a escolha do nosso representante público," disse.


Concluindo, o ex-diretor refletiu sobre a magnitude da tragédia e a necessidade de continuar com os esforços de reconstrução. "Presenciamos a maior tragédia já vista na história de todo o nosso Estado. A reconstrução da cidade terá que seguir. Há candidatos a pré-candidatos que nem falaram em ideias ou propostas de como reconstruir o município," criticou ele.


A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quinta-feira (27), às 20h10, na radiostart.com.br. 


Confira a entrevista completa:

Amanda Wolff, da Redação Start

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
REFIS BANNER SUPERIOR SITE START refis-1 (1).png
bottom of page