O Consórcio São Leopoldo começou nesta semana as obras de revitalização na sexta quadra da rua Independência, entre as ruas Conceição e Lindolfo Collor, no Centro da cidade. As equipes já trabalham na execução da rede pluvial, com a colocação dos canos de concreto de 800mm e dos canos da rede de esgoto cloacal.
Ainda segundo a prefeitura, a terceira quadra da via deve ser finalizada até o final da semana que vem, dependendo das condições climáticas. A previsão era que o trecho fosse entregue na primeira semana de setembro, mas decido às huvas em agosto, houve um atraso pontual na entrega da parte estrutural de engenharia.
Na terceira quadra, as equipes trabalham na conclusão do calçamento de paralelepípedos, concretagem da faixa de pedestre e colocação das calçadas com pedras de granito nos dois lados da Rua Grande, entre as ruas Osvaldo Aranha e João Neves da Fontoura.
Na quarta quadra, as equipes atuam na preparação da cancha da via, que deve receber na semana que vem a concretagem da pista de rolamento e o início da calha coletora, que leva a água da chuva à rede pluvial.
Concluída essa fase na quarta quadra, o Consórcio começará o assentamento das pedras regulares de paralelepípedos, a remoção das calçadas de ambos os lados e a concretagem das mesmas para a colocação das pedras de granito.
Já na quinta quadra, as equipes começaram o lançamento dos dutos da rede de energia elétrica e de lógica. No trecho foi concluída a rede pluvial e de esgoto cloacal. As equipes trabalham ainda na ligação das caixas coletoras às redes pluvial e de esgoto cloacal dos prédios residenciais e comerciais.
Cabeamento da rede de energia elétrica e de lógica
Equipes do Consórcio São Leopoldo também iniciaram nos últimos dias a instalação dos Quadros de Distribuição em Pedestal (QDP), realizando a conexão destes com os Transformadores de Distribuição em Pedestal (TRP). “Os Quadros de Distribuição em Pedestal servem pra distribuir a energia em Baixa Tensão [127 Volts ou 220 Volts] nos circuitos da rua Independência, protegendo as instalações subterrâneas e seccionando elas em caso de necessidade”, explica o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras e Viação (Semov), Frederico Petry.
Segundo ele, nos próximos dias, a RGE Sul deve vistoriar as instalações até a rua Osvaldo Aranha antes de autorizar a energização em fase de teste da nova rede subterrânea. “Ainda não se tem a data exata desta energização, contudo a expectativa é de que as redes sejam energizadas ainda durante o mês de setembro”, informa o engenheiro da Semov.
Na primeira quadra da Independência, entre a avenida Dom João Becker e a rua Brasil, 99% do lançamento dos cabos da rede subterrânea de energia elétrica já foram finalizados. O mesmo serviço ocorreu na segunda quadra, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, com o lançamento de 50% dos cabos de energia.
Operadoras de telefonia também começaram o lançamento da fibra óptica na rede subterrânea nas duas primeiras quadras, a chamada rede lógica (telefonia e internet).
FONTE: SCOM/PMSL
Comments