As polícias Civil, Militar, Federal, com ajuda da Marinha Brasileira, realizaram nesta quarta-feira (29) operação contra saqueadores que arrombavam e roubavam estabelecimentos comerciais em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, durante a enchente que deixou praticamente toda a cidade submersa.
Pelos antecedentes dos presos é possível observar que pelo menos duas facções e duas quadrilhas isoladas atacaram 17 empresas: distribuidoras de cerveja, de alimentos, supermercados e até uma revenda de máquinas agrícolas, que foi assaltada à mão armada.
Os criminosos arrombaram locais que guardavam víveres, veículos e eletrodomésticos (fogões, geladeiras, computadores), à luz do dia. A pedido da Polícia Civil, foram decretadas oito prisões preventivas e 25 ordens de busca e apreensão. O objetivo, além de prender, é recuperar parte do que foi roubado. As investigações apontam que os criminosos atuam também em outras cidades metropolitanas. Todos os oito presos possuem antecedentes criminais.
Muitas das ações foram flagradas por câmeras de segurança ou por populares. Parte das empresas saqueadas estava inundada, outras foram arrombadas sem que tivessem sido atingidas pela água. Além de furtar, os ladrões depredaram os estabelecimentos, picharam paredes, levaram móveis, furtaram pertences pessoais dos funcionários. Tem gente que usou colete da Defesa Civil para se disfarçar. Nos vídeos é possível ver que os saqueadores agem sob orientação de líderes. No caso dos tratores roubados, os próprios ladrões dirigiram os veículos pela BR-290, após dominarem os funcionários da revenda de implementos agrícolas.
Não se trata de furto cometido por quem tem fome. Os criminosos levaram bens duráveis, veículos. O objetivo era mercantil, aproveitar a confusão para saquear o que pudessem, aponta a polícia. Foram identificados 12 líderes de quadrilhas que cometeram saques no período mais crítico da enchente, o de salvamento de pessoas.
Os policiais já prenderam, em dias anteriores, 22 pessoas e recuperaram material saqueado suficiente para encher seis caminhões do Exército. Foram apreendidos eletrodomésticos e veículos, como tratores. Tudo foi muito danificado e terá de passar por revisão e reforma.
A operação foi coordenada pela delegada Luciane Bertoletti, que responde pela delegacia de Eldorado do Sul.
Na semana passada, o Ministério Público Estadual realizou a operação em Eldorado do Sul que envolvia desvio de doações por parte de servidores públicos. No caso atual, os criminosos cometeram saques. A ação desta é resultado de uma parceria entre a Polícia Civil e Brigada Militar (na identificação dos criminosos), Polícia Federal e Marinha (no apoio com barcos, para evitar fugas dos envolvidos).
Fonte: GZH
Comments