top of page
Buscar

Operação prende 311 pessoas em dois dias por homicídio, tráfico e roubos no RS


Imagem: Gabriel Centeno/ Governo do RS.

Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Brigada Militar prendeu 311 pessoas e apreendeu 28 menores de idade no Rio Grande do Sul entre quarta (5) e quinta-feira (6), por crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubos e assaltos.


Conforme o secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, segue a ordem de estar com 100% do efetivo policial ativo. Entretanto, agora a Polícia Civil retomou os trabalhos de investigação.


"Teremos várias ações nesse modelo ao longo do mês de junho para seguirmos na redução de indicadores de criminalidade. A ordem é tolerância zero e prender todos aqueles que tentarem se aproveitar desse momento para praticar crimes, não só em lugares atingidos pelas enchentes, mas também em outros locais", ressaltou Caron.


Nos dois dias, atuaram 4,3 mil policiais na Operação Clausura, realizando cerca de sete prisões por hora no Estado, principalmente na Região Metropolitana, no Litoral e na Serra. Cerca de 100kg de drogas também foram apreendidos.


Com a água das enchentes recuando, a intenção é aumentar o ritmo das operações. Agentes de corporações de outros Estados também seguem atuando em solo gaúcho.


Reforço em áreas alagadas


Em áreas alagadas da Região Metropolitana, como em Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba, as equipes do batalhão de Choque da Brigada Militar estão sendo reforçadas, assim como do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Segundo o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, as unidades da área também estão recebendo ônibus para serem bases móveis utilizadas como referência em lugares onde as unidades que existiam foram prejudicadas pela enchente.


Questionado sobre a segurança no bairro Mathias Velho, em Canoas, o secretário Sandro Caron falou que haverá reforço do policiamento na região, dobrando os esforços no local.


Queda nos indicadores


De acordo com o balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do RS, 2023 foi o ano com menores números de indicadores de criminalidade da série histórica do Estado, contabilizada desde 2010. A expectativa, conforme o secretário Caron, é de que 2024 bata o recorde. Em maio, foram registrados 78 homicídios no Estado, sendo o menor número para qualquer mês desde 2010.


"Vamos calar, com resultados e operações, todos aqueles que, no momento de grande apreensão, vieram com falas alarmistas, dizendo que haveria um aumento da criminalidade no Estado", disse o titular da SSP.


Seguranças nos abrigos


Conforme o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, os policiais militares do programa Mais Efetivo seguem atuando na segurança dos abrigos maiores.


"Nos demais, aqueles menores, temos um roteiro de patrulhas que fazem toda essa roteirização, fazem contato, deixam telefone. É como se fosse uma comunidade dos abrigos para trabalhar sobre segurança pública, e isso não só nos grandes centros, mas em todos", explicou.


A previsão é de que as equipes sejam deslocadas, depois, para realizar o policiamento nos futuros Centros Humanitários de Acolhimento.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


banner-werle.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page