A temporada 2023/2024 do projeto Balneabilidade completa um mês de divulgação semanal de boletins sobre a qualidade da água para banho no Rio Grande do Sul. Na edição divulgada na última sexta-feira (12) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), dos 91 pontos analisados, 79 estão próprios para banho e 12 apresentam condição imprópria. Veja quais são:
Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas
Cerrito: Balneário Cerrito - Rio Piratini
Dom Pedrito: Praia Passo Real - Rio Santa Maria
General Câmara: Balneário Cachoeirinha - Rio Jacuí
Imbé (2 pontos): Santa Terezinha - Rua Farroupilha; Mariluz - Hotel Mariluz
Pedro Osório: Balneário de Pedro Osório - Rio Piratini
Pelotas: Valverde - Trapiche
Santa Maria: Balneário Passo do Verde - Rio Vacacaí
Santa Vitória do Palmar (2 pontos): Barra do Chuí; Balneário do Porto - Lagoa Mirim
Xangri-lá: Rainha do Mar - Colônia de Férias Banrisul
Pela primeira vez neste verão, três pontos sem condição para banho ficam em praias do Litoral Norte. "Muito provavelmente devido à grande afluência de público para as festas de fim de ano, com a saturação do sistema de esgotamento sanitário nesses pontos", avalia o presidente da Fepam, Renato Chagas.
A recomendação é que os banhistas evitem o mergulho nos pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. "Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais vulneráveis a doenças após tomarem banho em águas contaminadas", alerta a analista geóloga Cátia Luísa Vaghetti, coordenadora do projeto.
Fonte: Fepam
Comments