top of page
Buscar

PIB do RS registra queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2023


Imagem: Rodolfo Buhrer/ Reuters.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com os três meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.


De acordo com o levantamento, a retração na economia do RS foi impactada por quedas na agropecuária (-21,3%) e na indústria (-4,4%). O setor de serviços (+0,3%) apresentou um leve crescimento no período. No país, o Produto Interno Bruto teve alta de 1,9% na comparação com o quarto trimestre de 2022.


A queda no setor industrial foi puxada pela baixa nos números da indústria de transformação (-5,6%), a de maior participação no segmento. Também houve recuo nas atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-1,9%) e construção (-1,7%).


Em relação ao mesmo período de 2022, o PIB do RS teve um crescimento de 1,7%, enquanto o Brasil registrou alta de 4% na mesma base de comparação.


Segundo o economista Martinho Lazzari, chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE, a expectativa é de crescimento da agropecuária e recuperação do PIB gaúcho.


''Apesar da estiagem ocorrida em 2023, a safra de soja, principal produto agrícola do estado, será maior que a de 2022, impactando positivamente os números do segundo trimestre'', projeta o especialista.


Fonte: g1

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page