Dezenas de moradores do bairro Vicentina, em São Leopoldo, estão apreensivos nesta sexta-feira (3). O motivo é a possibilidade de o dique localizado na avenida João Corrêa transbordar. Nesta manhã, muitos deles observavam a elevação do nível da água do Rio dos Sinos por detrás da estrutura.
A prefeitura de São Leopoldo emitiu alerta na manhã dessa sexta, especialmente para os bairros Vicentina, Paim e Vila Brás, em função do risco de extravasamento do dique pela água. A recomendação é para que os moradores busquem locais mais seguros. Foi disponibilizado o Ginásio Municipal Celso Morbach.
O Rio dos Sinos marca 7m21cm na manhã dessa sexta. A Ponte 25 de julho foi fechada como medida de segurança em ambos os sentidos na avenida Caxias do Sul.
O autônomo Adriano Knapp, de 34 anos, mora há 12 anos em uma casa próxima ao dique. A sogra dele estava sendo levada de caminhão para uma área mais segura. Ele e a esposa já se preparavam para sair da residência. Vamos para a casa da minha irmã, no bairro Santos Dumont. Estou tranquilo, mas vou sair porque os meus pais já estão lá", explica.
Mais de 500 pessoas estão desabrigadas no município – acolhidas em abrigos públicos. A prefeitura não tem estimativa do número de desalojados – pessoas que saíram de casa e foram para residências de amigos ou familiares.
O morador Hélio Pereira, de 52, mora há 20 anos no bairro Vicentina, onde coordena uma ONG, e, no momento, não vai deixar sua moradia. "Vou esperar e ficar cuidando o rio para ver o que vai acontecer. Qualquer coisa tenho irmãos em Sapucaia do Sul e vou para lá", diz.
Contatos para emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O Corpo de Bombeiros de São Leopoldo atende pelo telefone 193 ou (51) 3579-0450.
Fonte: GZH
Comments