Na terça-feira (2), o Programa Start News recebeu o presidente do Partido Progressista (PP) de São Leopoldo, Rafael Padilha, e o membro da Executiva municipal e pré-candidato a vereador pelo partido, Jailson Nardes, para falarem sobre o cenário atual da política local e as movimentações do PP para as próximas eleições municipais de 2024.
Durante a entrevista, Rafael Padilha destacou a expectativa de mudanças no cenário político a partir das eleições de outubro. "Pelo o que está se vendo, vai ter uma renovação. Acho que por questões de novos nomes que estão surgindo, e também por aqueles que não vão concorrer. Bom, é quase 40% de renovação em decorrência de nomes que já estão aí anunciando que não devem participar da eleição novamente. A questão que chama mais, que empolga mais qualquer eleição, é a majoritária, e o PP tem se mostrado aqui nos últimos anos, se reorganizou, tem uma pré-nominata muito forte, né, que a gente tem que passar todos os trâmites das exigências do regulamento eleitoral", projetou.
Padilha também ressaltou a transparência do partido em suas intenções para a campanha e o pleito."Continuamos assim, mas a gente sempre foi bem transparente com o que o partido quer, tendo uma grande conciliação na cidade. A gente tem o nosso projeto, que é juntamente com o delegado Heliomar [PL]. A gente nunca abriu mão de estar caminhando junto ao delegado, dele ser o nosso pré-candidato a prefeito, mas também sempre, em alguns outros programas aqui, deixei bem claro que o PP estaria, sim, vindo para fazer uma grande força no Legislativo", garantiu o presidente municipal da sigla.
Em sua fala, Jailson Nardes destacou o trabalho árduo realizado pelo partido nos últimos anos. "Essa sempre foi a minha meta, com o apoio do Israel [Pereira], nós trabalhamos aí firmemente há dois anos, convidando as pessoas para participarem do Partido Progressista, buscando essa construção. Mas a gente sempre deixou bem claro essa construção do PP, da gente voltar a ter protagonismo dentro da Câmara Municipal. E esse foi um trabalho que eu vim desenvolvendo junto com o nosso pessoal da Executiva, e aí ninguém faz um trabalho sozinho, mas sim diversos parceiros também, partidários, que contribuíram para nós chegarmos onde chegamos, e hoje ter, sim, uma nominata competitiva. E, dentro disso, a gente quer, sim, uma construção de uma chapa forte também dentro do Executivo", argumentou o pré-candidato a vereador.
Nardes também explicou a abertura do partido para colaborações e conversas com outras siglas de Direita e Centro-Direita. "Então: o PP nunca botou algum empecilho para o Heliomar não fazer uma construção com outros partidos, a gente sempre tentou uma aproximação, tanto com o Gabriel [pré-candidato pela Federação PSDB-Cidania], com o Hitler [pré-candidato pelo Podemos], conversas, e estamos ainda tentando esse diálogo. O nosso grupo sempre foi o pensamento coletivo, né? Nós pensávamos o grupo como um todo. Acho que isso vem se perpetuando e talvez seja um dos motivos que levou hoje o nosso bloco de partido a ser, talvez, da Oposição, o mais forte, o mais consistente que se tem até o momento", reconheceu.
Ele ainda reforçou ainda a importância da liderança e a coesão do partido. "Eu sempre senti muito claro que eu tinha uma pretensão de se compor a majoritária, vinha nessa batida com muita aceitação, formando um grupo muito coeso em torno de mim, mas quando a gente teve que fazer algumas mudanças, principalmente em questão partidária, eu era o presidente do PRD, o antigo PTB, e para que eu pudesse concorrer à majoritária eu teria que ir para um partido que fosse mais robusto, que tivesse um fundo partidário maior, que tivesse uma estrutura maior de deputados. Então eu já vinha construindo o Partido Progressista, eu sempre deixei bem claro, e fui muito criticado até no meio político, por já ter aberto o meu apoio do partido ao delegado Heliomar, antes mesmo de construir os pré-candidatos e a nossa nominata. Isso é muito relativo, porque esse é um trabalho que eu desenvolvi junto com o meu time, e a gente foi pegando consistência e o partido ficando forte", afirmou Nardes.
Os progressistas têm como objetivo uma abordagem colaborativa e humanitária, especialmente após as recentes enchentes que afetaram a cidade. "Não dá para articular a política quando você tem dois metros de água até metade da janela das pessoas. Não é ambiente para falar de política. A política criou um time. Então, não foi só de um partido, mas de todos os partidos. E o Heliomar foi bem franco conosco. Nós sentamos com ele e eu perguntei: o que vamos fazer? Ele nos disse que agora não é hora de fazer política. É hora de ajudar as pessoas. Um trabalho fantástico social que fizemos. Nos reunimos domingo (30) e a partir de agora a gente começa as tratativas políticas na cidade. Então, os partidos ficam ansiosos, mas não é assim que funciona. Precisa de tempo" explicou Padilha.
Os líderes do PP concluíram expressando gratidão pelo apoio recebido e reafirmando seu compromisso com o progresso e bem-estar de São Leopoldo. "Primeiro de tudo que a gente está chegando perto do pleito eleitoral, e é uma satisfação, como presidente do PP, a gente já ter feito grande parte do trabalho até aqui e agradeço muito ao time que a gente montou dentro do Partido Progressista," finalizou Padilha.
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quinta-feira (20), às 20h10, na radiostart.com.br.
Confira a entrevista completa:
Amanda Wolff, da Redação Start
Comments