top of page

Pré-candidato à Presidência do Simers, Marcelo Matias critica excesso de carga horária e falta de estrutura para os médicos


Nesta sexta-feira (11), o Programa Start News recebeu o pré-candidato à Presidência do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), médico ginecologista e obstetra e professor da Faculdade de Medicina da Ulbra, Marcelo Matias. Durante a entrevista, ele falou sobre as eleições do Simers e a criação de novos cursos de Medicina, além de destacar a importância das condições de trabalho para a classe.


“A estrutura que se oferece para o médico trabalhar no nosso país, como regra, é muito inferior ao necessário. Costumamos olhar como a grande solução o aumento do número de médicos, essencialmente o que acontece hoje é a lógica de que isso vai resolver o problema de saúde e não investe naquilo que precisa investir, que são as condições de trabalho”, ressaltou Matias.


O médico nunca se forma


O pré-candidato salientou que a formação do médico é contínua, já que ao longo de sua carreira é necessário o estudo permanente. "A gente sempre está aprendendo, tivemos um Congresso de Ginecologia e Obstetrícia na última semana, em Porto Alegre, e sempre tem colegas que têm algo a ensinar. Todo o conjunto de obrigações passadas e futuras fazem com que o médico esteja sempre correndo atrás, seja da informação ou de seu sustento”, falou.


Além disso, o médico destacou sobre a carga horária excessiva dos profissionais de sua categoria. “Hoje, vemos o médico trabalhando em uma carga horário que poucos profissionais no mundo trabalham. Durante a pandemia tiveram médicos que fizeram 72 horas consecutivas de plantão. Trabalho em locais que tem colegas que fazem 48 horas consecutivas. Simplesmente vamos de um trabalho para o outro e isso é natural", contou o profissional.


Gestão no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e pré-candidatura


Matias foi presidente do Simers entre os anos de 2019 e 2021. Durante a entrevista, ele lembrou qual era o seu lema enquanto gestão e o compromisso que tinha com a segurança e a defesa da classe. "Quando o médico tem boas condições de trabalho, tem segurança, tem tranquilidade para trabalhar, tem uma boa remuneração, ele consegue exercer melhor a sua profissão”, disse.


O médico Marcelo Matias, é pré-candidato à Presidência do Simers para a próxima eleição, e a expectativa é que na próxima semana as chapas possam se inscrever para o pleito.


Criação de novos cursos de Medicina


O professor da Faculdade de Medicina falou ainda sobre a criação excessiva de novos cursos de Medicina sem que a faculdade esteja preparada para isso. Atualmente, a abertura de novas vagas para o curso muitas vezes se dá após decisões liminares da Justiça favoráveis à criação.


“Na minha gestão nossa lógica era defender o médico, defender a saúde em qualquer aspecto, porque se eu defendo o ato médico por um indivíduo que tenha formação para executá-lo, eu estou defendendo a população que vai ser atendida e não ser atendido por alguém que, caso tenha complicação, não tenha a menor ideia do que fazer e é justamente isso que a gente quer evitar”, finalizou.


A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta sexta-feira (11), a partir das 20h20, na radiostart.com.br.


Confira a entrevista completa:

Karem Rodrigues, da Redação Start

Comments


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page