Prefeito e vereadores eleitos de São Leopoldo são diplomados em cerimônia solene
- Start Comunicação
- 18 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O Foro da Comarca de São Leopoldo foi palco, na manhã desta quarta-feira (18), de mais uma vitória da democracia brasileira: a diplomação do prefeito eleito, Heliomar Franco, e dos vereadores que assumirão seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2024. O evento marcou o encerramento do processo eleitoral. Conduzida pelo juiz eleitoral Dr. Guilherme Freitas Amorim, responsável pela 73ª Zona Eleitoral, a cerimônia teve início às 10h.
Em seu discurso, Amorim destacou a importância do momento para a consolidação da democracia e da confiança da população nos eleitos. “Esta sessão solene encerra o processo eleitoral e possui a finalidade de diplomar prefeito e vereadores eleitos, reconhecendo o direito à posse nos respectivos cargos. [...] O diploma, hoje concedido, expressa não só o encerramento de regularidades formais, mas, acima de tudo, a supremacia do povo. Nessa solenidade, coroamos a democracia, que é a escolha pela população de seus governantes e representantes”, afirmou o magistrado.
O juiz também ressaltou a necessidade de ética e transparência no cumprimento dos mandatos. “Um Estado Democrático de Direito necessita da força da palavra, e o que se espera é que a palavra seja cumprida, que os programas de campanha saiam das páginas de papel e entrem nas páginas da vida, contribuindo para o progresso da sociedade e garantia dos direitos conferidos aos cidadãos”, pontuou.
Já o prefeito eleito, Heliomar Franco, emocionado, enfatizou a transformação que São Leopoldo espera vivenciar nos próximos quatro anos. “É um momento mágico. [...] Importante que os órgãos locais de comunicação estejam aqui para cobrir esse evento histórico, porque é uma mudança de trajetória do município, uma mudança de comando do Executivo, uma nova configuração da Câmara de Vereadores. A gente tem muita esperança de que a cidade retome o rumo do desenvolvimento", afirmou.

Heliomar também detalhou os próximos passos de sua gestão, destacando os esforços realizados na transição de governo e os planos para uma reforma administrativa. “Estudamos bastante na transição os dados da cidade e vamos nos apropriar de mais informações assim que assumirmos em janeiro. Faremos uma reforma administrativa para breve, trocando algumas nomenclaturas, diminuindo o número de estruturas, enxugando a máquina, realizando auditorias, e seguiremos a governança conforme o plano de governo que apresentamos à população”, explicou.
O prefeito eleito ainda destacou a importância de sua equipe de trabalho. “Estamos trazendo gente qualificada, identificada com a sua área de atuação, pessoas que estão com vontade de dar a sua entrega para a cidade. [...] Parece-me que o time vai render bem, mas isso também vai depender do técnico, que tem que estar atento e fazendo as correções”, comentou, em tom de otimismo.
Segue a lista dos vereadores eleitos e diplomados:
Jéferson Falcão (PL);
Iara Cardoso (PDT);
Adão Rambor (PDT);
Tarzan Correa (PDT);
Fabiano Haubert (PDT);
Marcelo Pitol (PSD);
Geison Freitas (PDT);
Karina Camillo (PT);
Alexandre Silva (PL);
Fabio Bernardo (PT);
Professor Ricardo Luz (PT);
Jailson Nardes (PP);
Anderson Etter (PT).
Amanda Wolff, da Redação Start
Comments