O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, coordenou na manhã desta terça-feira (16) uma reunião de emergência com integrantes do governo municipal para tratar sobre a previsão de fortes chuvas para os próximos dias e articular medidas de prevenção e planejamento. Nesta segunda-feira (15), a Defesa Civil de São Leopoldo divulgou um boletim diário meteorológico onde, conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), há risco de tempestades isoladas com eventual queda de granizo, chuvas e ventos intensos sobre o Rio Grande do Sul. A previsão é válida até esta quarta-feira (17).
Diante da previsão, Vanazzi determinou que algumas ações para nortear e orientar os trabalhos das equipes da Prefeitura de São Leopoldo e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). “Uma força-tarefa das secretarias municipais segue de sobreaviso, pois existe a previsão de muita chuva. Seguimos com nossas equipes de prontidão, com um trabalho muito sério e comprometido, nossa Defesa Civil, com o acompanhamento das orientações da sala de situação, e diante do quadro, seguimos avaliando a situação”, destacou.
O prefeito também chamou a atenção para que a população se mantenha alerta e siga as orientações da Defesa Civil. “Esse sistema que está previsto para se formar pode gerar tempestades intensas. Então, nós teremos muita chuva, rajadas de vento, eventualmente granizo. Nos locais como a Vicentina e a Paim, a Região Nordeste, e no São Geraldo que são locais onde podem ocorrer problemas”, disse.
Vanazzi também lembrou que a prefeitura e o Semae estão realizando um trabalho de desassoreamento do Arroio João Corrêa, junto à Casa de Bombas do bairro Vicentina. “No último período, fizemos uma intensificação das ações no sistema de drenagem e proteção contra as cheias. Nossas equipes trabalham intensamente de forma permanente com ações de limpeza, desassoreamento dos canais dando mais vazão ao sistema de drenagem. Retiramos muito lixo e pedimos para que a comunidade tome cuidado com o descarte irregular”, frisou.
Estiveram presentes na reunião, o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor; o diretor-geral Adjunto do Semae, Ibanes Mariano, a secretária de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus; o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos; o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima; o secretário de Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter; o secretário de Assistência Social (SAS), Fábio Bernardo; superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, os subprefeitos Aurélio Schmidt (Zona Leste) e Oli Alves (Zona Norte), o diretor do Controle de Cheias, Antônio Geske; o gerente de Manutenção de Esgotos e Macrodrenagem do Semae, Josnei Barcelos; o diretor Comercial e de Finanças do Semae, Maurício Miorim; e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), entre outros representantes do governo municipal.
Fonte: PMSL
留言