O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, participou nesta segunda-feira (24) da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), na sede da Famurs em Porto Alegre. Entre os assuntos tratados pelos gestores, três pautas fundamentais demonstraram preocupação para o prefeito leopoldense, envolvendo a retomada do crescimento dos municípios: a recuperação do Sistema de Proteção Contra Cheias, habitação popular e os benefícios concedidos pelo governo do Estado às pessoas atingidas pela enchente de maio.
Sobre o Sistema de Proteção, Vanazzi questionou a necessidade de definir quem fará a execução e administração das obras. Na questão da habitação, o chefe do Executivo juntamente com os outros municípios da Granpal quer definir com o governo federal um programa de reconstrução, “que não seja somente para garantir novas moradias por ser um valor elevado e não ter condições de beneficiar todas as famílias. A nossa tese é que haja um processo de conceder um valor a cada família ou a possibilidade de financiamento com alguma carência”.
Também foi discutido no encontro os dois benefícios concedidos pelo governo do Estado: o Pix SOS RS e o Volta Por Cima em que os municípios tiveram que assumir o ônus de fazer e gerir o cadastramento das famílias através do Cadastro Único (CadÚnico), o que tem dificultado a forma de acessar os benefícios. As prefeituras pedem a desburocratização ou uma forma de facilitar o acesso.
“Houve uma fala generalizada dos prefeitos da complexidade que é isso e das poucas pessoas que serão beneficiadas, colocando a responsabilidade nos prefeitos, algo que não somos nós que definimos. Não é um problema do Cadastro Único, é um problema dos recursos disponibilizados e as poucas pessoas que serão beneficiadas. Muita gente que está se inscrevendo não vai receber os benefícios do governo do Estado. A culpa não é das prefeituras e é importante que se diga isso. Os recursos que o Estado arrecadou através do Pix em doações das pessoas já não existe mais. Em São Leopoldo, por exemplo, cerca de 2.300 famílias receberam e nada mais do que isso, e as famílias continuam se cadastrando com a expectativa que irão receber e não vão porque acabou o dinheiro”, pondera o prefeito Vanazzi, informando que a Granpal fará um comunicado oficial ao governo do Estado.
Fonte: PMSL
Comments