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Prefeitura de São Leopoldo e DNIT debatem traçado de extensão da BR-448 visando integração e o desenvolvimento da cidade

Imagem: Valentin Thomaz/ PMSL.

Após reunião realizada em Porto Alegre, onde o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, apresentou a necessidade de acelerar o processo de extensão da BR-448, um novo encontro foi realizado nesta segunda-feira (19) para apresentação da proposta do traçado popularmente conhecida como Rodovia do Parque, que hoje passa pelos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. 


O projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê uma ampliação de cerca de 18 km até a cidade de Estância Velha. A solicitação do município é que seu traçado garanta um acesso qualificado que integre São Leopoldo como parte do desenvolvimento local e regional.

 

Pela discussão avançada da proposta apresentada pelo prefeito Vanazzi ao DNIT, a cidade contaria com uma via de acesso, localizada estrategicamente próximo da extensão e continuação da avenida Cel. Atalíbio Taurino de Rezende, da Estrada do Socorro, no Arroio da Manteiga – uma região industrial, que será ampliada alavancando ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade e toda região.

 

A proposta é viável, de acordo com o engenheiro do DNIT, Ricardo Daudt, que participou do encontro e enfatizou que a o plano é que a BR-448 seja cada vez mais uma rodovia de carga, que a longo prazo pode se estender até a Serra Gaúcha.

 

O prefeito Vanazzi comemorou o avanço. “Com a volta do presidente Lula vemos obras da duplicação da BR-116 em pleno vapor, obras na Scharlau, e agora essa perspectiva real da extensão da BR-448, ainda é inicial o projeto básico. Temos que lutar para garantir essa obra e que ela possa ser fundamental para o desenvolvimento ainda maior da nossa cidade“, destacou.

 

De acordo com o coordenador da Unidade local de São Leopoldo do DNIT, Carlos Alberto Garcia Vieira, o projeto ainda prevê um grande trecho de pista elevada, do km 6 até o 11, já que esta é uma área alagadiça. E afirmou que a construção da pista elevada pode custar até menos, por não haver tanto investimento em indenizações, uma vez que poderia haver contrato com os proprietários para seguirem utilizando suas áreas sem bloqueio, sem contar que obras deste porte ganhariam um ritmo mais acelerado, citando a nova ponte do Guaíba como exemplo.

 

Para a viabilidade do projeto, o prefeito Vanazzi reiterou a importância das obras de construção das duas elevadas na avenida Cel. Atalíbio Taurino de Rezende, junto a BR-116, conforme já esteve em Brasília solicitando aos ministros do presidente Lula.

 

Estiveram na reunião os titulares da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor; da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima; e o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias.

 

O município formalizará ao DNIT a solicitação do traçado para que seja incluído ao projeto básico. O DNIT seguirá reunindo com demais municípios para definir os traçados e os impactos para cada cidade e a contratação da referida obra será através do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), onde as empresas apresentam as melhores proposta de projeto e de execução que garante celeridade ao processo de execução.


Fonte: PMSL

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