Primeiras quadras da rua Independência são inauguradas após revitalização
- Amanda Wolff
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

São Leopoldo celebrou, na manhã desta sexta-feira (20), a inauguração das primeiras quadras revitalizadas da histórica rua Independência, a principal rua comercial da cidade. O evento, embora festivo, destacou o impacto das enchentes de maio, que atrasaram o cronograma das obras iniciadas em 25 de outubro de 2023. Apesar disso, 80% do projeto já está concluído, trazendo novas perspectivas para lojistas, pedestres e motoristas.
Durante o ato, o prefeito Ary Vanazzi enfatizou o significado do momento. “Hoje é um momento histórico e especial para a nossa cidade. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelas enchentes, conseguimos liberar o trânsito e avançar com as obras. Estamos transformando a rua Independência, que é o coração de São Leopoldo, num espaço que impactará economicamente, socialmente e culturalmente a cidade”, afirmou. Ele também destacou o empenho das equipes técnicas, das empresas envolvidas e da comunidade local na realização do projeto.
A revitalização não só modernizou a infraestrutura da via, mas também trouxe novos ares para a cidade. Para Vanazzi. "esse projeto coloca São Leopoldo em evidência e inspira outras cidades. Estamos construindo uma cidade que honra sua história e olha para o futuro”.
Entre as novidades da revitalização até o momento, um ponto de destaque é a instalação do IceHot em frente ao Banco do Brasil. O equipamento já está disponível e oferece água quente para chimarrão, água gelada para beber ou encher garrafas, água para os pets, e ainda conta com um refrescador que libera jatos de água para aliviar o calor de quem passa pela rua.
Para o historiador e coordenador do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais, Márcio Linck, a revitalização reflete a importância histórica da via. “A rua Independência é o cartão postal de São Leopoldo, com um peso histórico inegável. Desde os tempos em que era chamada de rua do Passo, pela travessia do rio a pé, até hoje ela é a vitrine da nossa cidade. O trabalho de despoluição visual, como a retirada de emaranhados de fios e placas, resgata a beleza dos prédios históricos e reforça o valor cultural da rua”, explicou Linck.
Olinto Menegon, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo, celebrou o impacto positivo para o comércio. “Esse projeto transforma a Independência em um verdadeiro shopping a céu aberto. Desde 2010 discutimos essa revitalização, e hoje vemos o resultado: fachadas coordenadas, a remoção dos postes e fios que poluíam a paisagem e a criação de um ambiente acolhedor para consumidores e turistas. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos lojistas durante as obras, o resultado é extremamente gratificante”, pontuou. Ele também destacou o aumento no movimento do comércio para o Natal de 2024, prevendo ótimos resultados para os lojistas.
Com a previsão de conclusão total até março de 2025, a rua Independência reafirma seu papel como símbolo de resiliência e inovação para a cidade e seus cidadãos.
Amanda Wolff, da Redação Start
Comments