top of page
Buscar

Programação alusiva à Consciência Negra tem várias atividades em São Leopoldo; confira a programação


Imagem: divulgação/ PMSL.

São Leopoldo lançou, na última semana, as atividades alusivas ao mês da consciência negra, com o tema “São Leopoldo Sem Racismo: Olhar para Trás para Ressignificar o Presente e Construir o Futuro”. Até o fim de novembro, estão previstas atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), através do Departamento de Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR).

Uma grande festa celebrará o Novembro Negro nos dias 18 e 19, na Praça da Biblioteca, das 11h às 22h, com a presença confirmada dos artistas: cantor Dhema e o músico Herlon, a fera do Banjo. Além das atrações nacionais, estão previstos grupos de música e dança, Expo Black, praça de alimentação, entre outras. A programação tem acesso gratuito.

A secretária de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, explica a diversidade de ações durante o mês e o ponto alto da programação nos dias 18 e 19, que vem para reforçar o trabalho da Sedhu com ações de combate ao racismo tendo como base a lei nº 7.716/89 e a lei nº 9.7498 do Selo São Leopoldo Sem Racismo. “Estamos iniciando mais um mês de luta e resistência com muitas ações de combate ao racismo, assim como fazemos durante todo o ano. Esta é uma luta constante, infelizmente necessária, porque o racismo está estruturado na base da sociedade. Infelizmente muitos negros são assassinados no Brasil, principalmente a juventude negra. Diariamente pessoas negras sofrem vários tipos de situações de preconceito e de racismo”, destaca.

Nadir Jesus contextualiza ainda a importância para a história do município que está prestes a comemorar 200 anos em 2024, para lembrar da presença da população negra escravizada que estava em São Leopoldo antes da chegada dos imigrantes alemães. “Os negros vieram escravizados pelos portugueses, encontraram os indígenas que já estavam aqui. Os negros têm uma enorme contribuição para o país sendo o segundo país com maior número de população negra. O mês de novembro traz esta reflexão mais profunda e necessária sobre o racismo”, enfatiza.

A chefe do Departamento de Igualdade Racial da Sedhu, Adriângela Cabral Jacob, reforça a importância deste momento para reverberação das vozes negras tanto no campo da gestão, ampliando espaços de representação de negros nas instituições que compõem o sistema estrutural, assim como as relações étnico-raciais nas diferentes áreas da sociedade. “Impõe-se, nesse trilhar, o combate ao genocídio-etnocídio através do cultivo e fortalecimento da nossa identidade negra, resgatar a memória coletiva e da valorização do legado de Zumbi e Dandara dos Palmares e de tantos outros”, reflete.

Mais ações do Novembro Negro


Já está aberta para visitação a exposição itinerante sobre a história de João Cândido, que comandou a Revolta dos Marinheiros (Revolta da Chibata) em 1910. As peças estão expostas no saguão da Prefeitura de São Leopoldo, aberta das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira, até o dia 16 de novembro. Já no dia 17, entra a exposição do poeta e militante do movimento negro Oliveira Silveira e o reconhecimento do 20 de Novembro como dia da Consciência Negra.

E a Expo Black terá uma edição especial durante a 16ª Aldeia Sesc Capilé, de 8 a 12 de novembro, no Museu do Trem.

Confira o cronograma dos shows dos dias 18 e 19 de novembro:


Dia 18 de novembro:

  • 14h- Dj Luisinho;

  • 15h- Grupo de Dança;

  • 16h- Coral Ouro Negro;

  • 17h- Sandro e Tiago;

  • 18h- Dago e Banda Café Tom Bom;

  • 19h- Quintal do Cesinha;

  • 20h- Pagode do Chocolate;

  • 21h- Herlon a Fera do Banjo, show Nacional.

Dia 19 de novembro:

  • 14h- Dj Luisinho;

  • 15h- Dança Afro;

  • 16h- Coral Xangô da Mara Virgem;

  • 17h- Pagode do Biro;

  • 18h- Mari Lima e Banda;

  • 19h- Império do Sol;

  • 20h- Tributo a Tim Maia com Neno Baz;

  • 21h- Dhema.

Aqui você acompanha eventos organizados por entidades, instituições, entre outros segmentos da sociedade civil e da Prefeitura alusivos à Consciência Negra:

Dia 12/11: VEM PRA PRAÇA, às 9h, na Praça da Paz, Vila Brás: serviços à disposição da comunidade e orientações institucionais

Dia 15/11: Dia Nacional da Umbanda- 115 anos, 14h, Gira de Caboclos na Praça do Imigrante (Mãe Oxum)

Dia 19/11: MINHA HISTÓRIA TEM MAIS DE 200 ANOS, 14h, Praça 20 de Setembro: Exposição sobre consciência histórica da cidade

SAMBA E PAGODE NO QUINTAL DO WALMIR, 15h, Rua Maria Link, 163: Show em comemoração ao dia da consciência negra

MISSA PELO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 19h, Paróquia Santo Inácio de Loyola, Bairro Rio dos Sinos

Dia 22/11: CINE DEBATE: FILME ESTRELAS ALÉM DO TEMPO, 8h30, CEPA - R. Rio Paraguaçú, 178, Arroio da Manteiga: aprofundar em temas de importância para a luta antirracista.

Dia 25/11: ESPAÇO DIVAS, 10h, Rua Saldanha da Gama, Centro: dia voltado para a beleza negra, café com atrações, palestras etc.

RODA DE CONVERSA E DE MEMORIA-150 ANOS FERROVIA GAÚCHA, 14h, Armazém do Museu do Trem: Visibilidade as histórias de homens e mulheres que experimentaram a ferrovia de diversas maneiras.

Mês da Consciência Negra

Data e horário, atividade e local, instituição responsável


11/11/2023 – 16h: Chá do Grupo Cultural Anastácia Òmìnira

Local: Associação dos Funcionários da CEEE – Rua São João, 1320, Centro - São Leopoldo

Responsável: Grupo Cultural Anastácia Òmìnira - SL

16/11/2023 - 19h: II Congresso Antirracista de São Leopoldo

Local: Faculdades EST - Auditório Katharina - Prédio H

Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho/SL

Responsáveis: NERER/SMED, NEABI/Unisinos, Grupo Identidade/ EST/FEN

17/11/2023 - 8h30 às 16h30: II Congresso Antirracista de São Leopoldo

Local: Unisinos - HO2 221

Av. Unisinos, 950, bairro Cristo Rei São Leopoldo

Responsáveis: NERER/SMED, NEABI/Unisinos, Grupo Identidade/ EST

20/11/2023- 19h15: Aula Pública: Consciência Negra e os 20 anos da Lei 10.639 - Educar para transformar

Local: Biblioteca da Unisinos/SL - 1º Andar

Responsável: UNISINOS

Apoio: Grupo Identidade da EST/IECLB /FEN

22/11/2023 – 10h30 às 12h: Culto Alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra

Local: Faculdades EST - Auditório Katharina - Prédio H

Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho/SL

Responsável: Grupo Identidade- EST/IECLB

22/11/2023 – 19h às 20h30: Roda de conversa na modalidade on-line: Saúde da População Negra e determinantes sociais em saúde. - Política de promoção à saúde voltada para as diferenças e diversidades étnico-raciais.

Pessoas convidadas:

Junara Nascentes Ferreira, Doutora e mestra em Sociologia pela UFRGS. Enfermeira UTI Adulto do Hospital Fêmina. Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem em Terapia Intensiva. Participou da Comissão Especial de Políticas Públicas de Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição. Membra do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Racismo com COREN/RS.

Mediação: Me. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer – Coord. Grupo Identidade da EST

Local: Faculdades EST – Auditório Katharina – Prédio H

Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho- SL

Responsáveis: Coordenação do Curso de Musicoterapia e coordenação Grupo Identidade- EST/IECLB/FEN. Como parte da Programação Semana Temática Afro- brasileira e Indígena


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page