top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Projeto do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo leva história e Cultura a crianças


Imagem: Elizabeth Renz/ MHVSL.

Cerca de 3 mil crianças da rede pública de São Leopoldo já vivenciaram uma verdadeira imersão na história da Imigração Alemã no Brasil graças ao projeto Descobrindo o Museu. Realizado pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), o programa proporciona visitas guiadas e oficinas interativas que conectam os estudantes com o passado da Cidade Berço da Colonização Alemã no país.


Para Davi Otávio, aluno do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rui Barbosa, a experiência foi marcante. “Muito, muito legal! O que mais gostei foi saber que eles chegaram de barco!”, contou. Ele e outros 25 colegas visitaram o museu e participaram de atividades que materializam o aprendizado histórico.


A professora Mauriane Pacheco destaca como a experiência amplia a compreensão dos alunos. “Ver um objeto verdadeiro é diferente da versão digital. As crianças adoraram a atividade de buscar as respostas tendo que procurar pelo Museu”, afirma.


O historiador Rodrigo Santos, que conduz as visitas, valoriza a curiosidade e o entusiasmo das crianças. “É enriquecedor perceber a curiosidade e a participação dos alunos. Eles realmente se integram no processo da descoberta da história da cidade, que também é a deles”, diz.


O projeto, que iniciou atrasado em 2024 devido à enchente que atingiu a cidade e o museu, segue até dezembro e já está em captação de recursos para o próximo ano. Realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o programa atende alunos e professores do 4º ao 6º ano de escolas públicas e privadas.


A programação inclui visitas mediadas por historiadores e oficinas interativas, nas quais os alunos são incentivados a explorar o acervo do museu em atividades como perguntas e respostas. Além disso, o transporte gratuito é disponibilizado para as escolas públicas, facilitando o acesso.


Para o diretor do museu, Cássio Tagliari, o projeto cumpre um papel essencial na preservação do patrimônio cultural. “A preservação do patrimônio cultural ocorre quando a comunidade se envolve com este tema. Trazendo as crianças para dentro do museu, como visitantes ativas, estamos plantando esta semente para o futuro”, ressalta.


As visitas seguem disponíveis gratuitamente até o fim do ano, de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Escolas interessadas podem agendar pelo e-mail educativo@museuhistoricosl.com.br.


Guilbert Trendt, da Redação Start com colaboração da jornalista Elizabeth Renz

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page