top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Projeto Escuta Solidária da Faculdades EST atende gratuitamente vítimas das cheias em todo o RS

Imagem: Dilceu Witzke/ Faculdades EST.

Aos poucos, as pessoas que vivem nas cidades do Rio Grande do Sul e que foram duramente afetadas pelas cheias de maio retornam às suas casas e seus locais de trabalho após um grande período de dificuldade, devido a catástrofe climática que atingiu o Estado. Pensando em acolher e dar voz aos anseios e aflições destas pessoas, a Faculdades EST, com sede em São Leopoldo, disponibiliza o serviço de Escuta Solidária.


O diretor-geral da Faculdades EST, Valério Guilherme Schaper, detalha que a iniciativa tem como objetivo de escutar as pessoas atingidas pelas enchentes, nas suas mais variadas demandas psicológicas e emocionais. "Como uma instituição comunitária é fundamental que tenhamos o olhar para o próximo." O programa é coordenado por professores e reúne uma equipe de voluntários que garante a qualidade e a seriedade nos atendimentos ofertados a qualquer pessoa que necessite, de qualquer região do Estado.


"Em tempos de crise, a solidariedade e o apoio mútuo são fundamentais. O projeto Escuta Solidária é uma resposta humanitária essencial, que oferece suporte psicológico e emocional a quem mais precisa", explica Schaper. Segundo ele, as pessoas podem compartilhar suas angústias, ordenar seus pensamentos e sentimentos.


O serviço é voluntário e gratuito. As pessoas interessadas no serviço devem acessar o site https://est.edu.br/escuta/ e no link é possível combinar os horários dos atendimentos, os quais serão feitos de forma remota, preferencialmente pelo WhatsApp.


O Rio Grande do Sul teve cerca de 90% dos municípios atingidos, de acordo com a Defesa Civil, com cheias nos rios e deslizamentos. Durante o ápice da catástrofe, cerca de 2 milhões de pessoas foram impactadas, com mais de 337 mil desalojadas e mais de 69 mil acolhidas em abrigos. "Os números, desde o início, mostravam cenário preocupante e, diante disto, além das perdas materiais, há o dano psicológico a essas famílias, e a saúde mental da população do Estado já se tornou uma preocupação de saúde pública", frisa o diretor-geral da Faculdades EST.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page