Para valorizar a contribuição histórica de mulheres no Vale do Sinos, o projeto Protagonistas do Vale do Sinos, criado pela produtora cultural e editora Simples Assim, de Novo Hamburgo, conta as trajetórias inspiradoras de 10 mulheres em histórias em quadrinhos (HQs). Cada história foi desenvolvida por duplas de escritoras e ilustradoras, apresentando o papel dessas mulheres em áreas como economia, educação e cultura.
O lançamento oficial do projeto será em um evento exclusivo no próximo dia 23 de novembro, no Espaço Cosmos, na Feevale, em Novo Hamburgo. “Ao contar as histórias dessas mulheres em formato de HQ, trazemos à tona suas trajetórias e suas conquistas, além do legado que deixaram", explica Camila Borniger, diretora da Simples Assim. Ela acrescenta: “Queremos que essas histórias inspirem outras mulheres, reforçando o valor de cada uma e incentivando que elas também acreditem em seu potencial.”
Histórias para inspirar e incluir
Além de registrar as contribuições femininas à história regional, o projeto visa promover o empoderamento feminino e o reconhecimento das atuações das mulheres em diversas áreas. Para ampliar o acesso, as HQs serão distribuídas gratuitamente em escolas, bibliotecas e instituições de áreas vulneráveis do Vale do Sinos, com uma previsão de 30 mil exemplares distribuídos e três mil coleções completas, cada uma contendo um exemplar das 10 HQs.
Para tornar o conteúdo mais acessível, as histórias também serão disponibilizadas no formato Epub, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso às narrativas. Além disso, o projeto inclui atividades pedagógicas com temas sugeridos para discussão em sala de aula, incentivando reflexões sobre o protagonismo feminino.
Equipe majoritariamente feminina e plural
Com o envolvimento de mais de 40 profissionais, em sua maioria mulheres, o Protagonistas do Vale do Sinos também reforça o compromisso com a diversidade e inclusão. A pesquisa histórica foi conduzida pela historiadora Priscilla Almaleh, e a quadrinista Fabiane Langona prestou consultoria ao projeto. A diretora Camila Borniger destaca que a equipe está envolvida no projeto há mais de dois anos, abrangendo oito cidades principais da região.
Diálogos e novas gerações
Para o próximo ano, o Protagonistas do Vale do Sinos prevê a realização de bate-papos em escolas da região, onde escritoras e ilustradoras compartilharão suas experiências. “A ideia é promover um diálogo sobre o papel da mulher na história e na sociedade atual, mostrando como essas figuras foram fundamentais para o desenvolvimento de suas comunidades,” comenta Camila. Segundo ela, o projeto já prevê uma segunda edição: “Ficamos tão inspirados com as histórias que uma segunda edição já está sendo preparada.”
Saiba quem são as homenageadas
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos contempla 10 mulheres de oito cidades da região. Saiba quem são:
Alaídes Haubert - São Leopoldo
Maria Emília de Paula - São Leopoldo
Edith Kieling - Dois Irmãos
Ella Einsfield - Novo Hamburgo
Nair Lara de Oliveira (Vó Nair) - Novo Hamburgo
Eva Karnal Johann - Esteio
Dalva Therezinha Theisen - Ivoti
Jacobina Mentz Maurer - Sapiranga
Isabel Cristina Genelici - Canoas
Marlise Saueressig - Campo Bom
Comments