top of page
Buscar

Projetos sustentáveis e tarifa zero no transporte público devem ser foco da Secretaria de Meio Ambiente em 2024, diz Anderson Etter

Nesta sexta-feira (5), o Programa Start News recebeu o secretário de Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, que comentou sobre licenciamentos ambientais, projetos futuros e as prévias partidárias no PT.


O convidado iniciou falando sobre os licenciamentos para empreendimentos na cidade. "Diante de algum questionamento relacionado aos procedimentos de licenciamento da secretaria, nós fazemos o debate, exercemos esse conceito de desenvolvimento sustentável. Está na composição, é assegurado pelo plano diretor que mais de 24% de São Leopoldo são áreas de proteção ambiental. É uma cidade que proporciona qualidade de vida", destacou.


Anderson também comentou o caso específico do recente empreendimento sendo construído na avenida Mauá, próximo da entrada da avenida Dom João Becker. "Temos questionamentos, é normal, mas tudo está no licenciamento, é acompanhado, seja no manejo de animais, retiradas de espécies e compensações. Pessoal pode dizer que é uma deliberação política. Não é, pois há um série de técnicos que estão lá com seus conselhos de biologia e engenharia agrônoma, que devem responsabilidade não só na sua função como servidor público do quadro permanente, como também aos seus conselhos profissionais", salientou.


Em seguida, a conversa abordou os projetos futuros do município. "Agora em fevereiro estamos organizando junto com um consórcio alemão uma rodada com bancos financiadores da Europa a fim de que possamos buscar recursos através dos projetos existentes na cidade em tratamento de esgoto, enfrentamento de mudanças climáticas e ações que possam resultar em investimentos estruturais. Estamos organizando a vinda de alemães no 2º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas, que ocorrerá em março na Unisinos. Também teremos uma ida para a Alemanha para compartilhar nossos projetos e bater de porta em porta nesses bancos empreendedores." adiantou.


O secretário de Meio ambiente ainda falou de um plano ousado para a cidade. "Um dos projetos que está no nosso plano local de ação climática é a tarifa zero no transporte coletivo, há outras cidades no país que já adotaram. Estamos falando de sustentabilidade, com um transporte coletivo de qualidade que permita as pessoas irem da Campina ao Centro e depois para Feitoria. Olha o que se retiraria de carros das ruas", detalhou.


Por fim, o convidado também opinou diante das prévias para o candidato majoritário dentro do Partido dos Trabalhadores. "É necessário que seja saudada a política democrática interna do PT, todos os filiados terão a oportunidade de se manifestar. Nós temos na figura do Nestor [Schwertner] alguém reconhecidamente com uma trajetória na nossa cidade, com uma dedicação de amor e carinho, com 43 anos de construção partidária do PT, que tem uma experiência reconhecida nas pastas que assumiu. São eleições distintas, mas nós temos como referência em 2022, dos nomes que se apresentaram na eleição para deputado federal, Nestor foi o mais votado em São Leopoldo entre todos os partidos.", finalizou. A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (13), às 20h10, na radiostart.com.br. Confira a entrevista completa:

Gustavo Bays, da Redação Start

0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page